FCMS inicia inventário de acervo histórico em Aquidauana e outras sete cidades
Nas próximas três semanas, a FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) vai iniciar o trabalho de levantamento dos acervos históricos em mais oito municípios sul-mato-grossenses. Trata-se de mais uma etapa do “Inventário dos Acervos Documentais da História dos Municípios e do Estado de Mato Grosso do Sul”. O projeto é realizado por […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Nas próximas três semanas, a FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) vai iniciar o trabalho de levantamento dos acervos históricos em mais oito municípios sul-mato-grossenses. Trata-se de mais uma etapa do “Inventário dos Acervos Documentais da História dos Municípios e do Estado de Mato Grosso do Sul”.
O projeto é realizado por meio do Arquivo Público Estadual. De 21 a 25 de outubro serão visitadas as cidades de Aquidauana, Miranda e Corumbá. No início de novembro, os técnicos da FCMS passarão por Bonito, Bela Vista, São Gabriel do Oeste, Rio Verde e Coxim.
De acordo com Lira Dequech, historiadora e coordenadora do Arquivo Público Estadual, o objetivo do projeto é registrar, por meio de inventário, todo tipo de documentação referente aos municípios e distritos de Mato Grosso do Sul – desde a fundação da primeira Vila, incluindo documentos das gestões atuais considerados de conteúdo histórico.
“Nossa intenção também é estimular a adoção de políticas de preservação dos bens patrimoniais, como a criação de Arquivos Municipais ou outro equipamento cultural cabível, bem como a produção historiográfica regional”, explica.
Durante as visitas do projeto são realizados levantamentos, reuniões e treinamentos em instituições públicas do município, como a Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Administração, Câmara Municipal, Centros de Documentação, além de acervos privados. O processo é acompanhado por Lira e pela historiadora Áurea Coeli, do Arquivo Público Estadual.
De março deste ano, até o momento, cinco municípios do Estado já foram visitados pelo Arquivo Público Estadual. Após a realização do levantamento e registro da documentação encontrada em todas as cidades de MS, será feita a publicação de um inventário, no formato de catálogo.
Os documentos ficarão disponíveis à população, e a responsabilidade de guarda assumirá um peso maior, garantindo elementos para a adesão a uma política de preservação dos acervos.
Serviço
Mais informações sobre o projeto “Inventário dos Acervos Documentais da História dos Municípios e do Estado de Mato Grosso do Sul” podem ser obtidas no Arquivo Público Estadual, localizado no Memorial da Cultura, na Avenida Fernando Correa da Costa, 559, térreo, em Campo Grande, ou pelo telefone 3316-9167.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
- Lula ficará com dreno na cabeça e na UTI do Sírio Libanês após cirurgia de emergência
- Motociclista bêbada é presa na MS-316 e diz que estava a caminho de entrevista de emprego
Últimas Notícias
Jovem tem faca cravada no ombro e pulmão perfurado após briga com namorada
Jovem deve passar por cirurgia
Deu ruim: ladrão rouba loja de celulares e logo depois é capturado por populares em Dourados
Acusado foi levado até a delegacia pelo próprio dono do estabelecimento
[ BASTIDORES ] Flashing lights… Vereador fez sessão de fotos no escuro
Casas de Leis cancelaram atividades após falta temporária de luz
Proposta quer cassar o Grande Colar da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul após queda de al-Assad
O relator do projeto é o deputado Rodrigo Valadares
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.