Fazendeiro é autuado em R$ 9,5 mil por carga ilegal de aroeira e madeira protegida

Uma equipe da Polícia Militar Ambiental de Bonito (MS), em fiscalização ontem à tarde apreendeu uma carreta com carga ilegal de “aroeira”, produto florestal protegido por lei. A carreta que foi apreendida estava com 23 m³ de madeira, que era transportada sem autorização ambiental. O fazendeiro que reside em Três Lagoas (MS) e possui fazenda […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Uma equipe da Polícia Militar Ambiental de Bonito (MS), em fiscalização ontem à tarde apreendeu uma carreta com carga ilegal de “aroeira”, produto florestal protegido por lei. A carreta que foi apreendida estava com 23 m³ de madeira, que era transportada sem autorização ambiental. O fazendeiro que reside em Três Lagoas (MS) e possui fazenda em Bonito transportava a madeira para sua cidade. Ele alegou aos policiais que a madeira já seria usada, porém, não foram encontrados vestígios de uso, bem como, mesmo se fosse, precisava haver a certificação da origem.

Para o transporte de qualquer produto florestal há a necessidade do documento de Origem Florestal – DOF, que é emitido pelo IBAMA. Ainda, a portaria 83 N de 1991 do IBAMA proíbe o corte da “aroeira” e algumas outras espécies de madeiras nobres, sem plano de manejo, que precisa ser aprovado pelos órgãos ambientais. Inclusive, em desmatamentos autorizados, essas espécies não podem ser cortadas.

O veículo e a madeira apreendidos foram encaminhados à delegacia de polícia civil de Bonito. O fazendeiro responderá por crime ambiental de exploração ilegal de “aroeira” e poderá pegar pena de um a dois anos de reclusão. Ele também foi autuado administrativamente e multado em R$ 9.500,00.

Conteúdos relacionados