Geral

Fazenda Esperança está em festa e comemora hoje com Arraiá

A Fazenda da Esperança está em festa. Hoje comemora-se 30 anos de fundação da instituição que acolhe jovens que desejam se libertar das drogas e do álcool. Espalhada por todo o mundo, a Fazenda da Esperança em Mato Grosso do Sul é sediada em Rio Brilhante e hoje a comunidade prepara um grande arraiá a […]

Arquivo Publicado em 29/06/2013, às 11h11

None
1997993575.jpg

A Fazenda da Esperança está em festa. Hoje comemora-se 30 anos de fundação da instituição que acolhe jovens que desejam se libertar das drogas e do álcool. Espalhada por todo o mundo, a Fazenda da Esperança em Mato Grosso do Sul é sediada em Rio Brilhante e hoje a comunidade prepara um grande arraiá a toda comunidade, a partir das 18h.

A Fazenda da Esperança se intitula em comunidade terapêutica que abriga dependentes químicos. Nela, o trabalho se dá em diversos campos sociais, mas o principal é direcionado aos que desejam se ver livre das drogas e do álcool. A instituição é vinculada à igreja católica e a comunidade de Rio Brilhante pertence a Diocese de Dourados.

O coordenador da Fazenda da Esperança em Rio Brilhante, João Paulo Santos Farias, explica que pessoas com diferentes tipos dificuldades são tratadas, entre elas, as que possuem vícios com jogos e até depressivos. “Recebemos pacientes de várias cidades do Estado e até de outras regiões”, disse ele. São 30 vagas (somente para homens) e o tratamento é de um ano.

Para entrar na Fazenda da Esperança é necessário o interessado encaminhar uma carta para a instituição, contando a sua história. “Feito isso nós entramos em contato com a pessoa informando sobre a disponibilidade de vaga e caso o indivíduo venha para a nossa instituição, com ele é feito uma entrevista, como também solicitado exames médicos”, explica João Paulo, acrescentando a possibilidade da pessoa ser encaminhada a uma das fazendas espalhadas pelo país. “Nós fazemos intercâmbio entre pacientes”, ressalta.

Em Rio Brilhante a fazenda está presente há 15 anos e durante esse período mudou a realidade de 1.170 homens. São três unidades no município e cada uma delas o interno realiza atividades diferentes. O principal trabalho é o de transformar o indivíduo através do evangelho, recuperando em “homem novo”, no entanto eles também desenvolvem atividades dentro das unidades. Na Fazenda, o trabalho é voltado ao cuidado de animais, da horta e das áreas de lazer. Já na fábrica, os internos produzem velas e no ateliê desenvolvem trabalhos de artesanato.

Arraiá

A Festa Junina, hoje, terá início às 18h com a missa celebrada pelo Frei Eterson, da paróquia São José, em Dourados. Em seguida começa o arraiá, com apresentação da história da Fazenda da Esperança. Comidas típicas será o ponto alto da festa, que reunirá a comunidade de Rio Brilhante, de Dourados e de municípios vizinhos. A Fazenda da Esperança é localizada no perímetro urbano, na Rua Professora Etelvina Vasconcelos, 629, antigo seminário Franciscano.

Jornal Midiamax