Farmacêutica recolhe medicamento para colesterol em todo o mundo
A Merck & Co, que opera no Brasil como MSD, suspendeu a comercialização e está recolhendo, no mercado mundial, o medicamento Cordaptive (ácido nicotínico/laropipranto), indicado para controlar os níveis de colesterol e de outras substâncias gordurosas no sangue. A decisão, anunciada no início do ano, foi baseada nos resultados de um estudo clínico internacional que […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Merck & Co, que opera no Brasil como MSD, suspendeu a comercialização e está recolhendo, no mercado mundial, o medicamento Cordaptive (ácido nicotínico/laropipranto), indicado para controlar os níveis de colesterol e de outras substâncias gordurosas no sangue.
A decisão, anunciada no início do ano, foi baseada nos resultados de um estudo clínico internacional que evidenciou um aumento no número de ocorrências de efeitos colaterais graves com o uso do produto. Além disso, o medicamento não demonstrou os benefícios esperados na diminuição dos principais eventos cardiovasculares em comparação com a terapia convencional.
Os pacientes que fazem uso de Cordaptive devem procurar seu médico para reavaliação do tratamento e sua substituição por alternativas terapêuticas existentes. O médicamento não é dos mais utilizados no Brasil, segundo especialistas.
A devolução das unidades do medicamento Cordaptive já adquiridas por consumidores deverá ser feita diretamente à MSD. Para isso, os pacientes devem ligar 0800 012 22 32 para receber orientações mais detalhadas.
Procon
Em comunicado à imprensa, o Procon-SP (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) avisa que consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.
Além disso, a entidade orienta os consumidores a procurarem a fundação caso encontrem dificuldades em efetuar a devolução do remédio.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.