Farmacêutica recolhe medicamento para colesterol em todo o mundo

A Merck & Co, que opera no Brasil como MSD, suspendeu a comercialização e está recolhendo, no mercado mundial, o medicamento Cordaptive (ácido nicotínico/laropipranto), indicado para controlar os níveis de colesterol e de outras substâncias gordurosas no sangue. A decisão, anunciada no início do ano, foi baseada nos resultados de um estudo clínico internacional que […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Merck & Co, que opera no Brasil como MSD, suspendeu a comercialização e está recolhendo, no mercado mundial, o medicamento Cordaptive (ácido nicotínico/laropipranto), indicado para controlar os níveis de colesterol e de outras substâncias gordurosas no sangue.

A decisão, anunciada no início do ano, foi baseada nos resultados de um estudo clínico internacional que evidenciou um aumento no número de ocorrências de efeitos colaterais graves com o uso do produto. Além disso, o medicamento não demonstrou os benefícios esperados na diminuição dos principais eventos cardiovasculares em comparação com a terapia convencional.

Os pacientes que fazem uso de Cordaptive devem procurar seu médico para reavaliação do tratamento e sua substituição por alternativas terapêuticas existentes. O médicamento não é dos mais utilizados no Brasil, segundo especialistas.

A devolução das unidades do medicamento Cordaptive já adquiridas por consumidores deverá ser feita diretamente à MSD. Para isso, os pacientes devem ligar 0800 012 22 32 para receber orientações mais detalhadas.

Procon

Em comunicado à imprensa, o Procon-SP (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) avisa que consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.

Além disso, a entidade orienta os consumidores a procurarem a fundação caso encontrem dificuldades em efetuar a devolução do remédio.

Conteúdos relacionados