Geral

Família de Mandela teme ‘morte iminente’

A família de Nelson Mandela teme “uma morte iminente” do ex-presidente, que está há mais de uma semana em estado crítico, segundo documentos judiciários consultados nesta quarta-feira pela imprensa sul-africana. “Ele respira por aparelhos (…) A expectativa de uma morte iminente está baseada em motivos reais e graves”, escreveram quinze membros da família –incluindo sua […]

Arquivo Publicado em 03/07/2013, às 16h05

None

A família de Nelson Mandela teme “uma morte iminente” do ex-presidente, que está há mais de uma semana em estado crítico, segundo documentos judiciários consultados nesta quarta-feira pela imprensa sul-africana.


“Ele respira por aparelhos (…) A expectativa de uma morte iminente está baseada em motivos reais e graves”, escreveram quinze membros da família –incluindo sua esposa Graça Machel e sua filha mais velha Makaziwe– na queixa apresentada contra Mandla, o neto de Mandela que exumou os restos mortais de três filhos do herói da luta contra o apartheid.


A queixa foi apresentada ao tribunal na sexta-feira, mas só se tornou pública nesta quarta, segundo a agência de notícias Sapa. “Sua saúde está em perigo”, escreveram.


“Os requerentes desejam enterrar seu pai (…) na terra onde estão os restos mortais de seus antepassados e descendentes”, acrescentaram, segundo o site do jornal Mail & Guardian.


A Justiça sul-africana rejeitou nesta quarta os argumentos do neto, que se nega a repatriar os restos mortais de três filhos do ex-presidente para Qunu (sul), a aldeia onde Mandela passou a infância e deseja ser enterrado.


Os filhos de Mandela haviam sido enterrados em Qunu, mas Mandla, neto mais velho e chefe do clã de Mvezo, os exumou e os enterrou em sua aldeia contra a vontade da família, que apresentou uma queixa judicial.


O estado de saúde do Prêmio Nobel da Paz 1993, que completará 95 anos em breve, é descrito há mais de uma semana como “crítico, mas estável”. Ele foi hospitalizado em 8 de junho devido a uma infecção pulmonar recorrente.

Jornal Midiamax