Família cria app para ensinar matemática para meninas
Kathryn e David Clarke tiveram a ideia de criar um jogo de matemática quando sua filha estava no ensino fundamental e tendo dificuldades com os números. Décadas mais tarde, eles agora lançaram o game na App Store, a loja de aplicativo da Apple. As informações são do Venture Beat. O jogo para iPad Mission: Math… […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Kathryn e David Clarke tiveram a ideia de criar um jogo de matemática quando sua filha estava no ensino fundamental e tendo dificuldades com os números. Décadas mais tarde, eles agora lançaram o game na App Store, a loja de aplicativo da Apple. As informações são do Venture Beat.
O jogo para iPad Mission: Math… Sabotage at the Space Station (Missão: Matemática… Sabotagem na Estação Espacial, em tradução livre) ainda é uma iniciativa da família, que criou a Kata Enterprises – onde David agora trabalha em tempo integral. Custa US$ 7,99 e não oferece recursos extras comprados dentro do app.
As jogadoras – idealmente, garotas de 9 anos ou mais – criam um avatar usando alguma das 24 milhões de combinações, e trabalham em equipe para salvar uma estação espacial. Elas precisam combinar suas habilidades matemáticas e de ciência da computação para consertar o laboratório de ciências. Meninos também podem brincar, mas precisam usar um avatar feminino e operar em um universo virtual cheio de garotas poderosas.
“A médica geral é mulher, a mestre dela é mulher, a chefe da agência secreta é mulher”, descreve David, que gerencia a companhia criada para administrar o jogo. “Temos muita consciência em desenvolver uma narrativa em que as mulheres têm papeis de liderança em funções científicas e organizacionais”, explica.
O foco no público feminino tem duas origens, ambas relacionadas a Emily, a filha de David e Kathryn. Os pais, engenheiros, não queriam que a garota crescesse detestando matemática – e era isso que ia acontecer, uma vez que ela não conseguia tirar notas boas e ficava sempre muito ansiosa antes das provas. A mãe então criou uma série de brincadeiras para a garota aprender e se dar bem.
As técnicas deram tão certo que Emily acabou superando os colegas e foi chamada para uma escola técnica focada em ciências, tecnologia, engenharia e matemática. Como projeto final, ela resolveu criar um jogo usando as brincadeiras que a mãe lhe aplicara no 5° ano e testou-o em crianças. Foi quando percebeu que não havia nada do gênero voltado para meninas.
Nos anos seguintes, Emily se dedicou a criar uma versão comercial do jogo. Os pais apoiaram com recursos para o desenvolvimento, e o estúdio holandês Engine Software comprou a ideia. Hoje, é a Kata Enterprises que cuida do game. A filha dos Clarke, enquanto isso, termina o doutorado em Psicologia de Desenvolvimento.
O jogo se baseia em conteúdos do 5° ano, e traz atividades de prática de álgebra, aritmética, geometria, frações, noções de espaço, ciência de computação. À medida que o jogador avança em conhecimento, os desafios ficam mais complicados – os pais podem ter que ajudar as meninas no início.
A filha mais nova da família, Susan, é a inspiração para o próximo jogo da série. Sobre a chegada ao iPhone, os Clarke revelam que há a intenção, mas nenhum plano concreto ainda.
Notícias mais lidas agora
- TJMS derruba liminar que tirou do ar matéria do Midiamax sobre fotógrafo acusado de assédio sexual
- Motorista fura sinal vermelho, bate em carro e acaba derrubando poste em Campo Grande
- Delegado e investigadores são afastados após busca e apreensão sem mandado em hotel de MS
- Comparsa de ‘Neguinho do CV’ é preso em casa de distribuição de drogas no Aero Rancho
Últimas Notícias
Com abertura de edital, Cultura terá mais de R$ 2 milhões para promoção de atividades em MS
Inscrições de projetos culturais poderão ser feitas entre os dias 23 de dezembro de 2024 e 20 de fevereiro de 2025
Adolescente flagrado transportando quase 1 kg de maconha na rodoviária da Capital tem prisão preventiva decretada
O adolescente alegou que iria até a cidade de Inocência para trabalhar
Vereadores analisam dois vetos do Poder Executivo na próxima semana
Vetos foram recomendados pela Procuradoria Municipal de Campo Grande
Fim de uma era! Família de renas está fora da programação de Natal em Campo Grande
Programação do Natal de Campo Grande foi divulgada pela prefeitura, na última quarta-feira (4)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.