Exoneração de diretora em Ceinf por prefeito revolta professores e ACP oferece advogado
Prefeitura concluiu sindicância sem questionar Salute, acusada de entregar carne com sebo para merenda escolar, e ainda demitiu diretora onde o caso foi flagrado pelo MPE. Servidores já comparam Bernal com gestores famosos por retaliações.
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Prefeitura concluiu sindicância sem questionar Salute, acusada de entregar carne com sebo para merenda escolar, e ainda demitiu diretora onde o caso foi flagrado pelo MPE. Servidores já comparam Bernal com gestores famosos por retaliações.
O presidente da ACP (Sindicato Campograndense dos Profissionais da Educação), professor Geraldo Alves Gonçalves, informou que colocou o advogado da ACP à disposição da diretora do Ceinf (Centro de Educação Infantil) Cláudio Marcos Mancini, Sônia Lira.
Ela foi demitida na última sexta-feira (18), após uma sindicância concluir que ela ocorreu em ‘imprudência, negligência e imperícia, quando expôs não só a unidade escolar, mas também o Poder Público’. O caso revoltou servidores municipais, que já comparam Bernal com outros gestores que ganharam fama por serem ‘linha dura e retaliadores’ com os comissionados.
Geraldo não quis comentar sobre o caso e disse apenas que o sindicato está de portas abertas para qualquer auxílio que possa oferecer à Sônia. A diretora foi destituída do cargo após o MPE (Ministério Público Estadual) flagrar carne de baixa qualidade sendo preparada no Ceinf.
De acordo com o professor Geraldo o sindicato colocou a assessoria jurídica à disposição da diretora caso tenha qualquer insatisfação nesse caso. “O que entendo é que se ela julgar que foi injustiçada tem todo o direito de procurar o judiciário. Diretor é cargo de confiança, mas se a destituição tiver sido feito de forma injusta ela tem que ter o direito de defesa resguardado”, declarou.
O promotor Sérgio Harfouche esteve na unidade após receber uma denúncia de freezer estragado e disse ter filmado a inspeção sem que a diretora soubesse. As imagens foram parar na imprensa televisiva o que culminou na sindicância administrativa, que tinha originalmente o objetivo de ‘apurar irregularidades na merenda distribuída pela Salute’.
Contudo, ao invés de apurar a responsabilidade da Salute – empresa que comprou e forneceu a carne com sebo às crianças e que é acusada pelos vereadores de ser atravessadora na compra de merenda escolar – a Prefeitura decidiu exonerar a diretora do Ceinf onde o problema foi detectado.
Isso porque, ao contrário do que afirma o promotor, a sindicância concluiu que a diretora teria sido a responsavel por deixar o MPE entrar sem autorização da prefeitura e por divulgar as imagens expondo a unidade e o poder público.
A reportagem tentou entrar em contato com a diretora, mas não obteve sucesso. No dia da destituição, Sônia disse ter ficado surpresa com a notícia e sem palavras. Ela é professora concursada e mesmo com a destituição, deverá assumir uma sala de aula no município. Sônia comandou a Ceinf Cláudio Marcos Mancini por 14 anos, desde novembro de 1999 até o último dia 18 de outubro.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Foragido por matar mulher há 22 anos no Nova Lima é preso em Campo Grande
Maria Cristina Flores Recalde foi assassinada com tiro na nuca em julho de 2002
Santa Casa de Campo Grande enfrenta superlotação crítica e riscos à assistência
Profissionais relatam desafios enfrentados no cotidiano diante da superlotação, como jornadas extenuantes e aumento dos riscos para pacientes
Câmara aprova projeto que restringe uso de celular em escolas
Projeto prevê a medida para escolas públicas e privadas
Acostamento de vias na elaboração e na contratação de projetos de engenharia é tema de debate na Alems
Deputado Caravina prevê que “a implantação de acostamentos nas rodovias estaduais, sem dúvida, diminuirá consideravelmente os riscos de acidentes”
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.