Exército da Alemanha entrega base no norte do Afeganistão
As Forças Armadas alemãs (Bundeswehr) entregaram neste domingo sua base na província de Kunduz, no norte do Afeganistão, às autoridades de segurança locais. Estiveram presentes à cerimônia os ministros alemães da Defesa, Thomas de Maizière, e do Exterior, Guido Westerwelle. Em discurso aos soldados no Campo Mamal, Maizière enfatizou a importância simbólica da região para […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
As Forças Armadas alemãs (Bundeswehr) entregaram neste domingo sua base na província de Kunduz, no norte do Afeganistão, às autoridades de segurança locais. Estiveram presentes à cerimônia os ministros alemães da Defesa, Thomas de Maizière, e do Exterior, Guido Westerwelle.
Em discurso aos soldados no Campo Mamal, Maizière enfatizou a importância simbólica da região para seu país. “Kunduz marcou a Bundeswehr como nenhum outro local: aqui se construiu e se lutou, se chorou e consolou, se matou e tombou. Esta foi uma cesura, não só para a Bundeswehr, como também para a sociedade alemã. Kunduz permanecerá para sempre parte de nossa memória coletiva.”
A partir do final de outubro, policiais e soldados afegãos ficam encarregados da segurança na região de conflito. O ministro alemão da Defesa recordou a seriedade dessa função. “A responsabilidade que entregamos aos senhores, nossos parceiros afegãos, é grande”, disse, ressaltando que a Alemanha tem grande respeito pela coragem e persistência dos agentes.
Temor de caos após a retirada
No momento, ainda estão estacionados no campo de Kunduz 900 do total de 4 mil soldados da unidade alemã da Força Internacional de Assistência para a Segurança (Isaf). Desde 2003, 18 soldados alemães perderam a vida na região. Ao entregar a perigosa base, as Forças Armadas alemãs encerram oficialmente sua missão no norte daquele país asiático.
A situação de segurança em Kunduz tem se agravado. Nas últimas semanas, diversos políticos importantes foram assassinados pela milícia radical islâmica do Talibã. Acumulam-se também os ataques contra postos menores das forças de segurança afegãs. Observadores no país receiam uma exacerbação da violência, quando as tropas alemãs se houverem retirado.
Em resposta a esses temores, o ministro Westerwelle assegurou que a Alemanha não deixará o país entregue à própria sorte, mesmo após a retirada. “Nosso trabalho por um bom futuro para o Afeganistão não termina aqui. Prosseguiremos com nosso comprometimento civil”, garantiu. Para a reconstrução do país, Berlim promete uma verba anual de até 430 milhões de euros, nos próximos três anos.
Fim da Isaf ainda em aberto
Até o momento, 35 militares alemães perderam a vida em combates ou atentados no contexto da missão Isaf, comandada pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Outros 19 foram vítimas de acidentes ou cometeram suicídio.
O fechamento do campo em Kunduz é um passo importante na completa retirada da Bundeswehr do Afeganistão. No futuro, só será mantida uma pequena reserva de, no máximo, 800 soldados no quartel-general alemão de Mazar-i-Sharif.
O fim da missão da Otan no país está previsto para o final de 2014. Depois disso, a aliança internacional se limitará a dar assessoria às forças de segurança locais. Para tal, contudo, é necessário um acordo de estatuto de forças (SOFA), sobre o qual ainda não há consenso entre o governo em Cabul e os Estados Unidos, país que lidera a Otan. Assim, as negociações também podem resultar na retirada total das tropas estrangeiras do Afeganistão.
Notícias mais lidas agora
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
Últimas Notícias
‘Me olho no espelho e não me reconheço’, diz vítima de dentista famosa que deixou mulher com boca torta
Mulher pagou R$ 10 mil pelo procedimento
Tempo nublado em MS pode frustrar observação do último espetáculo de meteoros do ano
Chuva de meteoros Geminídeas atinge o ápice na noite de sábado
Homem é encontrado morto dentro de lanchonete em Dourados
Caso é investigado pela polícia como morte a esclarecer
Último dia para renegociar dívidas pela campanha Nome Limpo em Campo Grande
A concessionária de energia renegocia dívidas com descontos de até 80% e parcelamento em 36 vezes
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.