Exemplar da Constituição poderá ser entregue a todos que retirarem título de eleitor
Tramita na Câmara projeto de lei (5676/13) do deputado Roberto Freire (PPS-SP) que prevê a entrega gratuita de um exemplar da Constituição Federal a todos que forem tirar o título de eleitor. A proposta altera a lei 7444/85, que trata da implantação do processo eletrônico de dados no alistamento eleitoral e da revisão do eleitorado. […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Tramita na Câmara projeto de lei (5676/13) do deputado Roberto Freire (PPS-SP) que prevê a entrega gratuita de um exemplar da Constituição Federal a todos que forem tirar o título de eleitor.
A proposta altera a lei 7444/85, que trata da implantação do processo eletrônico de dados no alistamento eleitoral e da revisão do eleitorado.
Freire lembra que a Constituição já estabelecia, no artigo 64 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, que a Imprensa Nacional e demais gráficas da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, deveriam promover a edição popular do texto integral da Constituição e colocar à disposição de escolas, de cartórios, de sindicatos, de quartéis, de igrejas e de outras instituições representativas da comunidade, gratuitamente, “de modo que cada cidadão brasileiro possa receber do Estado um exemplar da Constituição do Brasil”.
O deputado alerta, porém, que essa norma não se cumpriu totalmente, o que o motivou a apresentar a proposta.
Direitos e deveres de cidadania
De acordo com Roberto Freire, a chamada “Constituição Cidadã” apresenta os direitos e deveres de cidadania que merecem ser divulgados. Ele enfatizou, entre eles, os direitos dos consumidores, o direito de iniciativa do povo para apresentar projetos de lei ao Congresso, além da diminuição do limite de idade para votar, de 18 para 16 anos, mantendo-se, para os mais jovens, o voto facultativo.
Para o deputado, deve ser permanente a preocupação em estimular a participação dos jovens de 16 anos na vida política. “Embora não sejam obrigados a votar, eles já dispõem de condições de participar mais ativamente na escolha de seus representantes, por meio do voto.”
Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo nas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (inclusive no mérito).
Notícias mais lidas agora
- Médica conta em julgamento que mãe não olhou para Sophia ao saber da morte e questiona reação
- Psicólogo constatou que mãe de Sophia teria Síndrome de Estocolmo após três sessões com a ré
- Ainda dá tempo: Negociação desconto do Refis termina na próxima sexta-feira
- Operação prende ladrões de shopping que roubaram R$ 600 mil de joalheria de Campo Grande
Últimas Notícias
Judiciário implementa sistema Painel de Autocorreição em MS
O sistema também indica se as metas estão sendo cumpridas
Funtrab disponibiliza 1.062 vagas de emprego em Campo Grande nesta quinta
1.062 vagas de emprego nesta quinta
Senado retira de pauta projeto que legalizaria bingos e cassinos
Depois de parlamentares discursarem de forma contrária ao requerimento de urgência
Vitória e Grêmio empatam em duelo direto na busca por vaga na Sul-Americana
Pela 37ª e penúltima rodada do Brasileirão
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.