Que o cigarro faz mal para a saúde não é novidade. Mas será que seus efeitos podem ser piorados se fumarmos logo após acordar? Um estudo feito por pesquisadores da Universidade Estadual da Pensilvânia aponta que as pessoas que fumam imediatamente após saírem da cama têm mais chances de desenvolver câncer de pulmão e de boca.

“Nós descobrimos que fumantes que consomem cigarros imediatamente após acordar possuem níveis elevados de NNAL no sangue do que os que fumam depois de meia hora ou mais depois de levantar”, disse Steven Branstetter, um dos autores do estudo. O NNAL é uma substância gerada quando o corpo humano processa o NNK, componente do tabaco que provocou câncer em roedores em laboratório.

Para chegar ao resultado, os pesquisadores examinaram 1.945 fumantes adultos, que forneceram exames de urina para analisar a quantidade de NNAL. Os participantes também passaram informações sobre seus hábitos de fumo, incluindo com que frequência fumam logo após acordar.

Os cientistas descobriram que 32% dos participantes costumam fumar o primeiro cigarro cinco minutos após acordar; 31% fumam entre seis e 30 minutos depois de acordar; 18% fumavam pela primeira vez no dia entre 31 minutos e 60 minutos após acordar e 19% fumavam depois de mais de uma hora.

Além do tempo para o primeiro cigarro após acordar, os pesquisadores comprovaram que a taxa de NNAL no sangue dos participantes tem correlação com a idade, quando começaram a fumar, o sexo e se moravam com outro fumante na mesma casa.