Ler e escrever são conquistas importantíssimas na vida de uma criança. É um certificado de autonomia e de autoconfiança. Mas existem estudantes que desde cedo vão além das expectativas de seus educadores.

O aluno do 3º ano A da Escola Municipal Pingo de Gente, Juan Carlos Wandressen Lima da Silva, de sete anos, é um exemplo. Desde o ingresso na unidade, o estudante surpreende pela capacidade de interpretar, compreender, criar e sugerir.

Recentemente, Juan Carlos procurou a direção para obter informações sobre os horários das aulas de Educação Física das turmas dos 3º anos A e B. “Após verificar o horário, Juan sugeriu que, sendo no mesmo dia, seria possível a realização de um projeto esportivo entre as duas turmas”, detalhou a diretora Maria Neuza de Souza Rosa.

O estudante foi orientado a procurar os educadores responsáveis pela disciplina. O assunto também foi levado até a coordenação da escola que, de imediato, solicitou ao aluno que colocasse o projeto no papel. “Sem titubear, Juan sentou-se e em pouco tempo apresentou suas idéias”, comentou Maria.

“Recém saído do 2º Ano, Juan Carlos Wandressen Lima da Silva apresenta ortografia quase perfeita e uma clareza capaz de expor suas ideias mostrando que já atingiu a capacidade de comunicação através da escrita”, acrescentou a diretora da unidade escolar.

Segundo a professora, o próximo passo será a transcrição do projeto apresentado pelo estudante com as adequações necessárias para, posteriormente, ser desenvolvido na Escola Municipal Pingo de Gente, contemplando os estudantes da unidade.