Se você é desastrado ou simplesmente tem preguiça de esfregar a roupa para tirar manchas, uma boa notícia. Um estudante da Universidade de São Francisco, nos Estados Unidos, inventou uma camiseta que promete não ganhar manchas ao entrar em contato com itens como refrigerante, catchup, vinho tinto, mostarda, cerveja e milkshake. Os dados são do jornal Daily Mail.

A camiseta é de poliéster, mas conta com bilhões de partículas de sílica ligadas às suas fibras. “A maioria das moléculas do líquido não será capaz de tocar o tecido por causa de uma camada microscópica de ar que se forma entre o produto e tecido. Líquidos à base de água vão formar uma esfera de 150° e não vão tocar o tecido. Como resultado, essa barreira protege sua camiseta de possíveis acidentes”, disse o estudante Aamir Patel.

Depois que criou o protótipo e testou o método, Patel criou uma página em que solicita apoio financeiro para produzir as peças e já conseguiu mais dinheiro do que o esperado. As camisetas devem estar à venda pela internet a partir de maio e vão custar cerca de £ 30 (quase R$ 115).

Segundo o estudante, o produto tem duração de até 80 lavagens (à maquina ou à mão). Para isso, é importante seguir algumas dicas de manutenção, como não usar amaciante e não passar a peã, além de colocá-la na secadora apenas após três lavagens.