Equipe de vôlei de MS faz homenagem póstuma a professor nas Olimpíadas Escolares de Belém

A equipe de voleibol do Colégio Falcão de Aquiadauna emocionou os participantes dos Jogos Escolares da Juventude, maior evento estudantil esportivo do Brasil, ao entrar em quadra, no jogo de estreia com um banner homenageando um dos maiores incentivadores do esporte em Mato Grosso do Sul – o professor Bira – morto em 2 de […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A equipe de voleibol do Colégio Falcão de Aquiadauna emocionou os participantes dos Jogos Escolares da Juventude, maior evento estudantil esportivo do Brasil, ao entrar em quadra, no jogo de estreia com um banner homenageando um dos maiores incentivadores do esporte em Mato Grosso do Sul – o professor Bira – morto em 2 de outubro deste ano.

Nascido em Aquidauana, Bira era formado em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, foi árbitro da Federação de Voleibol do Estado, chegando a categoria nacional. Atuou em jogos e competições nacionais e internacionais. Durante alguns anos foi responsável pela diretoria de arbitragem da FVMS.

Amigo de Bira, o professor Guto Portocarrero conta que a equipe queria lembrar o grande parceiro que foi o professor e por isso a homenagem. “Ele foi um grande amigo, um parceiro, um irmão. Pessoa que tive o prazer de conviver por uma vida e aprendi muito com ele”, conta.

Ele lembra que ao entrar na quadra com a faixa não teve quem não se emocionasse. “Foi muito emocionante. Muita gente não sabia que o Birão tinha morrido e quando viu ficou sensibilizado. Ele participava dos jogos há pelos menos uns dez anos”, diz.

A homenagem partiu do próprio time, diz, que sempre uma ligação muito grande com o professor. “Ele sempre incentivou o esporte. Tem uma historia muito grande, e os jogos eram o xodó dele”, finaliza.

Jogos Escolares

Os Jogos Escolares da Juventude são o maior evento estudantil esportivo do Brasil. A competição de abrangência nacional cresce a cada edição e reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o país. Atualmente, é tida como referência internacional. Consideradas as fases seletivas, os números chegam a mais de dois milhões de atletas e cerca de 3.900 cidades participantes.

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), correalizados por Ministério do Esporte e Organizações Globo.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados