Engenheiro paraguaio cria Fuscão elétrico com peças da China e custo de R$ 15 mil

O engenheiro Mario Vernazza, 25 anos, formado em Engenharia Mecânica Automotiva na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), no Rio Grande do Sul criou, com R$ 15 mil, um sistema de motores e baterias que transformou um VW Fusca 1985 em um carro elétrico puro. Ele procurou peças no Brasil, China, Argentina e Estados Unidos. Nos […]

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O engenheiro Mario Vernazza, 25 anos, formado em Engenharia Mecânica Automotiva na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), no Rio Grande do Sul criou, com R$ 15 mil, um sistema de motores e baterias que transformou um VW Fusca 1985 em um carro elétrico puro.

Ele procurou peças no Brasil, China, Argentina e Estados Unidos. Nos EUA, comprou um kit com motor, controlador, carregador e bateria. O Fusca elétrico criado por Vernazza consome o equivalente a um litro de álcool a cada 100 quilômetros. O carro tem 12 baterias de 170 ampéres e oito volts, totalizando 96 volts, uma bateria de 12 volts para as luzes e a velocidade máxima é de 120 km/h. Para abastecer o carro, basta plugar em qualquer tomada comum residencial. A carga completa demora 8 horas. O engenheiro diz que roda cerca de 800 km por mês gastando R$ 35 a mais na conta de luz (em Ciudad del Leste, no Paraguai, onde a luz custa R$ 0,19 o Kw/hora. No Brasil, o Kw/hora custa 0,39).

Segundo o engenheiro, transformar um Fiat Uno com motores e baterias, com autonomia de 60 km, sairia por R$ 7 mil.

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