A família Salesiana de Corumbá se reuniu na manhã desta sexta-feira, 29 de março, para celebrar a Paixão de Cristo e refletir sobre o amor Pascal. A confraternização trouxe à cidade o padre Natale Vitali, conselheiro geral da Congregação Salesiana, responsável pelas casas salesianas da América do Sul. “Anualmente realizamos o encontro da Família Salesiana, que são os membros salesianos, as salesianas, os ex-alunos, os colaboradores e os jovens de nossas casas.

Além desse encontro, que é um momento especial, pois estamos celebrando nessa semana a Paixão de Cristo, celebramos também a esperança que temos nos jovens e da importância que temos de trabalhar, de auxiliar com amor e afeto essa juventude.

Recebemos a visita do representante das casas Salesianas da América do Sul, o padre Natale, que fez uma palestra sobre Dom Bosco, esse ícone, que tanto amou e trabalhou com a juventude. É uma manhã de celebração à vida”, disse ao Diário o padre Gildásio Mendes, diretor da Faculdade e Colégio Santa Teresa e um dos responsáveis pela organização do encontro.

Cânticos de louvor e momentos de reflexão marcaram a manhã, bem como a palestra com o padre Natale. “Fico feliz em ver que a família Salesiana de Corumbá é unida, se faz presente para juntos dividirem o aprendizado, para juntos, louvarem e trabalharem com amor, pois isso é essencial, o trabalho de Dom Bosco, foi feito com muito carinho e amor e é assim que devemos fazer, é dessa forma que devemos caminhar”, apontou durante sua palestra.

O religioso ressaltou a visão de Dom Bosco, fundador da Obra Salesiana. “Ele sempre cultivou a filosofia de responder às necessidades dos jovens do mundo, preparando-os para serem cidadãos e bons profissionais”, afirmou ressaltando que “as coisas boas que temos formam a identidade salesiana e, portanto, se esquecermos de nossa identidade vamos também nos desviar de nossa missão”, concluiu.

O encontro também contou com a presença dos jovens das casas Salesianas que representam a Articulação da Juventude Salesiana de Corumbá. “Participar desse encontro é um privilégio e oportuno, pois estamos em um momento em que toda a igreja está voltada aos trabalhos juvenis, temos a Jornada Mundial da Juventude, e além disso, a Campanha da Fraternidade que está enfatizando pela evangelização juvenil, logo, é necessário esse envolvimento de todos, já que a juventude clama por ajuda, e está disposta a se envolver nas obras de Cristo, nas obras que celebram a vida”, apontou Evelyn Abreu, da Articulação da Juventude Salesiana do Centro de Ensino Imaculada Conceição.

A iniciativa motiva atividades ao longo do ano, disse Marcelino Medina, da Pastoral Juvenil da Cidade Dom Bosco. “Esse encontro relembra os trabalhos do padre Ernesto Sassida (falecido em 13 de março deste ano), um dos nossos principais incentivadores e exemplo, pois falar de trabalho salesiano e de juventude, é falar de padre Ernesto. Esse encontro vem nos dar força nesse momento de perda, ele vem fazer com que troquemos ideias para o direcionamento de nossos trabalhos e receber orientação de uma pessoa como o padre Natale é gratificante. Essa manhã foi de planejamentos e incentivos para toda a família salesiana”, concluiu.