Empresários, pescadores e políticos querem fim de restrição à pesca no Rio Paraguai
O projeto de lei que proíbe o uso de embarcações, com motores ou não, para fins de pesca amadora ou profissional em trechos de rios da Bacia do Paraguai no Mato Grosso do Sul –em trâmite na Assembléia Legislativa – foi tema de uma reunião no município de Miranda nesta sexta (15). O evento contou […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O projeto de lei que proíbe o uso de embarcações, com motores ou não, para fins de pesca amadora ou profissional em trechos de rios da Bacia do Paraguai no Mato Grosso do Sul –em trâmite na Assembléia Legislativa – foi tema de uma reunião no município de Miranda nesta sexta (15). O evento contou com a participação de empresários de setor de turismo e pesca, vereadores e lideranças de classe preocupados com o impacto econômico e social decorrentes da aprovação dessa lei nos municípios atingidos pela proibição.
Participaram da reunião, vereadores representantes dos municípios de Aquidauana, Anastácio, Miranda, Bodoquena, Bonito, Guia Lopes, Jardim e Nioaque. Em vários desses municípios, que têm na pesca uma importante a atividade econômica, já existe forte oposição e não aceitam a imposição dessa Lei.
“O governo federal recentemente incentivou o financiamento de barcos a motores para os pescadores, foram feitos financiamentos através do BB (Banco do Brasil) e agora como essas pessoas vão pagar seus débitos? Terão seus nomes incluídos nos cadastros de maus pagadores?”. Esse foi o questionamento de um dos participantes denunciando a contradição entre a política de incentivo do governo federal e a de restrição no plano estadual, com sérias conseqüências para os pescadores da região atingida pela lei.
O presidente da Comissão do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa, deputado estadual Marcio Monteiro (PSDB) também participou da audiência, onde presenciou indignação e revolta entre aqueles que sobrevivem, direta ou indiretamente, com a atividade pesqueira amadora ou profissional. De acordo com Carlos Eduardo (Alemão), representante dos empresários de Miranda.
”Não é possível aprovar esse projeto, pois proibir a navegação quer dizer fechar o turismo de pesca isso e vai causar desespero em massa naqueles que dependem do turismo, trazendo conseqüências e forçando o cidadão de bem a trilhar o caminho da ilegalidade. Muito fácil criar uma lei dentro dos gabinetes sem mensurar suas conseqüências”, declarou Monteiro.
O pescador mais antigo da região, “seo” Joaquim Lopes Bandeira, afirma que aproximadamente mil famílias vivem diretamente da pesca em Miranda. “Pesco há 40 anos aqui no rio e vamos fazer de tudo para continuar com a pesca. Se parar o que vamos fazer? Eu com 78 anos, onde vou trabalhar?” Para a pescadora Cristiane Xavier de Oliveira, 39 anos, que pesca desde os 6 anos, “se tirar a pesca da gente, não somos nada!”
A prefeita de Miranda, Marlene de Matos Boosay, fez uma convocação de mobilização à população para levar a demanda aos demais deputados em defesa dos pescadores “e se sensibilizem para que não se fechem nossos rios” Caminho ao lado da população que necessita do nosso apoio. “Vamos nos unir para que possamos ter a vitoria sobre esse projeto”.
Na mesma linha, o deputado estadual, Marcio Monteiro (PSDB) manifestou seu apoio a “todos que lutam para que este Projeto não seja aprovado, evitando uma grande crise social e econômica em toda região”.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Prepare o guarda-chuva: previsão é de muita água para este fim de semana no Estado
Apesar de chuvas intensas, termômetros chegam a 34°C em algumas cidades do Estado
Moradora de condomínio de luxo em Dourados denuncia furto de anéis de ouro
Uma das funcionárias é apontada como como suspeita
Edmilson atrapalha o romance entre Dhu e Wagner: Resumo Mania de Você, capítulo do dia 14/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar neste sábado (14)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.