Policiais Militares Ambientais de Costa Rica abordaram ontem (17), no final da tarde, uma carreta com placas da cidade de Altamira (PA) com carga de madeira serrada transportada ilegalmente. A madeira era transportada com 6 m³ de excesso, do que constava na autorização ambiental (Guia Florestal-DOF).

Além do veículo Mercedes Benz, com reboque, foram apreendidos 27,79 m³ de madeira. A empresa proprietária da madeira, com sede em Altamira, no Estado do Pará, foi autuada administrativamente pelos policiais militares ambientais e multada R$ 9.000,00.

Por tratar-se de crime ambiental, a madeira foi apreendida e encaminhada pela Polícia Militar Ambiental à delegacia de Polícia Civil de Costa Rica. Se condenados, os responsáveis pela empresa poderão pegar pena de seis meses a um ano de detenção.

Segundo a PMA, tem sido comum este tipo de apreensão de madeira advinda da região Norte do Brasil. Os madeireiros conseguem a guia para uma quantidade de madeira e enviam a mais, para não pagar a reposição florestal, ou para passar madeira ilegal. Durante a operação carnaval, a PMA apreendeu duas cargas com o mesmo problema.