Empresa coreana desiste de projeto de refinaria no Brasil
A segunda maior refinaria de petróleo da Coreia do Sul, GS Caltex, informou nesta segunda-feira que desistiu de planos para construir uma refinaria com a GS Energy e a Petrobras por causa de incertezas sobre a lucratividade do projeto. A GS Caltex, que tem capacidade para processar 775 mil barris de petróleo por dia (bpd), […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A segunda maior refinaria de petróleo da Coreia do Sul, GS Caltex, informou nesta segunda-feira que desistiu de planos para construir uma refinaria com a GS Energy e a Petrobras por causa de incertezas sobre a lucratividade do projeto.
A GS Caltex, que tem capacidade para processar 775 mil barris de petróleo por dia (bpd), acredita que seu investimento deve se concentrar em unidades secundárias para extrair gasolina e diesel de petróleo pesado, afirmou o presidente da empresa, Hur Dong-Soo, durante o Congresso Mundial de Energia. Tais investimentos podem ser de bilhões de dólares, disse ele.
“Decidimos não seguir adiante com o projeto (brasileiro). Desistimos dele completamente e também a GS Energy pois não temos certeza se será um projeto lucrativo”, disse Hur.
Em junho, a Petrobras havia assinado acordo para buscar possível parceria com a GS Energy para construir uma refinaria de 300 mil bpd com data prevista para início de operações em 2017, perto de Fortaleza.
A GS Caltex é controlada em partes iguais pela norte-americana Chrevon, segunda maior petrolífera dos Estados Unidos, e pela sul-coreana GS Energy, detida pela GS Holding. Hur disse que a empresa deveria focar os recursos em atualizar as instalações domésticas da empresa para extrair mais valor de combustíveis residuais.
“Normalmente custa cerca de 1 trilhão de wons para construir uma instalação de 40 mil bpd. Se queremos fazer uma de 150 mil bpd, você pode imaginar quanto vai custar”, disse ele.
A refinaria disse em março que completou trabalhos para atualizar uma unidade de 53 mil bpd de petróleo pesado avaliada em 1,3 trilhão de wons (US$ 1,21 bilhão – R$ 2,63 bilhões), elevando a produção de gasolina e diesel e aumentando a capacidade de petróleo pesado da refinaria para 268 mil bpd.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
[ BASTIDORES ] Gripe quase impediu leitura de ‘lista centenária’
Férias estão entre os assuntos quentes dos parlamentares
Milei pode ser ameaça a direitos trabalhistas em acordos do Mercosul
O peso da China O PT quer impor regras de respeito aos direitos trabalhistas, direitos humanos e sindicais via Conselho do Mercosul. O Brasil aguarda, preocupado, a proposta de agenda da Argentina para o bloco, que presidirá o Conselho no 1º semestre de 2025. O presidente Javier Milei não nutre nenhuma simpatia pelo Mercosul e…
Motorista morre preso nas ferragens em ‘batida de 180º’ na MS-134 e três ficam feridos
Uma criança de 2 anos estava em um dos carros
Menina de 4 anos tem objeto inserido no abdômen e médicos descobrem abuso e maus-tratos em Campo Grande
Em atendimento anterior, criança foi levada para o hospital com a clavícula quebrada
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.