A primeira edição do YouTube Music Awards, no domingo, marcada pelo improviso com a participação especial de várias celebridades, teve os prêmios mais importantes entregues ao rapper Eminem e à dupla de hip-hop Macklemore e Ryan Lewis.

A transmissão teve ousadias que foram possíveis pelo fato de a transmissão ocorrer pelo site de vídeos YouTube, e não por um canal de TV.

A música em si foi ocasionalmente ofuscada pela badalação — o que não chegou a ser uma surpresa. A cerimônia foi também uma espécie de declaração do YouTube sobre sua intenção de assumir um papel maior na indústria musical.

O mercado dos prêmios fonográficos é quase tão disputado quanto o mercado fonográfico. O YouTube buscou chamar a atenção com grandes astros, como Lady Gaga, mas mantendo uma perspectiva suficientemente distanciada para se diferenciar do MTV Video Music Awards, do Grammy e de outras premiações conhecidas.

Há anos fãs de música frequentam o YouTube, e até o final do ano o site do Google deve criar um serviço musical pago.

“Não havia nada roteirizado nesta noite”, disse o ator Jason Schwartzman, que apresentou a cerimônia com o artista Reggie Watts. A direção foi do cineasta Spike Jonze.

Eminem ganhou o prêmio de Artista do Ano. A banda Girls’ Generation, muito famosa na Coreia do Sul, mas só agora entrando nos EUA, levou o troféu de Clipe do Ano.

A dupla Macklemore e Ryan Lewis, do hino gay “Same Love”, foi eleita a Revelação do Ano.

O Prêmio Fenômeno ficou com o Walk off the Earth, junto com o KRNFX, pelo cover de “I Knew You Were Trouble”, de Taylor Swift. O DeStorm ganhou o Prêmio Inovação por “See Me Standing”.

Num reconhecimento ao enorme volume de material do YouTube gerado por usuários, houve um prêmio chamado Resposta do Ano, dado à violinista Lindsey Stirling e o Pentatonix, por seu cover de “Radioactive”, do Imagine Dragons.