Foi aprovada em segunda votação nesta terça-feira (17), na Câmara dos vereadores, emenda da Lei Orgânica do Município que garante 1% para a cultura. Ajustando o projeto orçamentário, a quantia será de, aproximadamente, R$ 26 milhões. A emenda, criada por vários vereadores, foi feita para garantir o cumprimento da lei em 2014. Foram 22 votos favoráveis.

Eduardo Romero (PT do B), um dos autores da emenda, comemorou a conquista e frisou a necessidade do 1%. ”Por meio da cultura se reduz a criminalidade, problemas de saúde. Cultura gera economia criativa, movimenta a população. E não é festinha no dia do natal. É teatro, música, cultura de um povo”.

A luta dos artistas campo-grandenses para subir o investimento da cultura para 1% é antiga. Diversos deles estiveram na Câmara acompanhando a votação. A emenda do projeto havia sido aprovada em primeira votação no dia 3 de dezembro.

Tramita PEC no Congresso Nacional que determina que a União invista no mínimo 2% em cultura, os estados 1,5% e os municípios 1%.