Pular para o conteúdo
Geral

Em reunião com Temer, ruralistas pedem por suspensão de processos demarcatórios

As bancadas ruralistas da Câmara Federal e do Senado pediram à vice-presidência da república a suspensão dos processos demarcatórios em todo o país. O pedido foi feito durante reunião na manhã desta quinta-feira (16) com produtores rurais, deputados federais e senadores da Frente Parlamentar da Agropecuária, vice-presidente da República, Michel Temer; presidente da Câmara, Henri...
Arquivo -

As bancadas ruralistas da Câmara Federal e do Senado pediram à vice-presidência da república a suspensão dos processos demarcatórios em todo o país. O pedido foi feito durante reunião na manhã desta quinta-feira (16) com produtores rurais, deputados federais e senadores da Frente Parlamentar da Agropecuária, vice-presidente da República, Michel Temer; presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves; ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo e advogado-geral da União, Luís Inácio Adams.

Integrante da bancada ruralista o deputado federal Luis Carlos Heinze (PP/RS) explica que o pedido foi feito devido às diversas irregularidades constatadas nos processos demarcatórios feitos pela Funai (Fundação Nacional do Índio). Segundo Heinze, Temer ficou impressionado com tudo que foi exposto na reunião e se mostrou sensível a acatar as solicitações.

Heinze conta que além da suspensão dos processos, os produtores rurais pediram o reestabelecimento da Portaria 303 que estabelece regras mais rígidas para as demarcações. Ele explica que a portaria foi estabelecida após o processo demarcatório da Raposa Serra do Sol e foi cancelada no ano passado por pressão da Funai. Dentre as principais resoluções da Portaria está que o processo de demarcação só pode ser iniciado se os índios estivessem ocupando a terra pretendida quando da Constituição Federal de 1988.

Eles também pedem pela votação da PEC 215 que traz para o Congresso Nacional a responsabilidade de analisar o processo demarcatório. Assim, quando uma terra entrar no processo não seria mais somente a Funai, Ministério da Justiça e Casa Civil que fariam a análise. “Continuaria para a presidência a decisão final. Mas, o Congresso passaria a participar das análises”, explica o parlamentar.

O último ponto é a instauração de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar a Funai. Heinze diz que diante de tantas irregularidades, onde segundo ele, em cem processos, 90 têm arbitrariedades, é preciso haver uma investigação profunda do órgão e dos processos presentes e passados.

Para o parlamentar, a reunião foi muito produtiva. Ele diz que Temer se mostrou sensível à causa e a tudo que foi discutido. Em relação ao presidente da Câmara, o deputado gaúcho conta que ele está determinado em ajudar os produtores rurais.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Mayday’: avião faz pouso de emergência no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo

Onça-pintada morre atropelada na BR-262; é o segundo caso em menos de 15 dias

Grêmio vence o São José e conquista o pentacampeonato da Recopa Gaúcha

Câmara aprova urgência para proposta que reduz benefícios fiscais

Notícias mais lidas agora

Proposta de Adriane para corte de gastos é aprovada na Câmara de Campo Grande

MPMS faz mais um acordo que livra Patrola de ação por danos com rodovia ‘despedaçada’

claudinho serra

Justiça mantém presos Claudinho Serra, assessor e empreiteiro acusados de corrupção

Com um golpe certeiro de pá, zelador fez adolescente soltar facão em ataque à escola no RS

Últimas Notícias

Polícia

Carro bate em vacas e três pessoas ficam feridas na MS-430; criança está entre as vítimas

A colisão aconteceu entre São Gabriel do Oeste e Rio Negro

Política

Senado prorroga até 2030 a regularização de imóveis rurais em faixa de fronteira

Prazo terminaria em 2025, mas a Comissão de Relações Exteriores autorizou mais cinco anos

Polícia

Mulher é suspeita de agredir ex-sogra de 72 anos em Campo Grande

Idosa ficou com vários hematomas pelo corpo e procurou a polícia na noite desta terça-feira

Polícia

Homem morre ao ser atropelado na Avenida Afonso Pena, no Centro de Campo Grande

O Samu chegou a ir ao local, mas a vítima já estava morta