Em dez anos, quadriplica percentual de mulheres que são chefes de família

Em dez anos, quadruplicou o percentual de mulheres que são chefes de família -principais responsáveis pelo sustento da casa. Em 2002, entre os casais com filhos, as mulheres representavam 4,6% dos chefes de família. Em 2012, passaram a 19,4%. Os dados, divulgados nesta sexta-feira (29) são da “Síntese de Indicadores Sociais”, preparada pelo IBGE (Instituto […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Em dez anos, quadruplicou o percentual de mulheres que são chefes de família -principais responsáveis pelo sustento da casa.

Em 2002, entre os casais com filhos, as mulheres representavam 4,6% dos chefes de família. Em 2012, passaram a 19,4%.

Os dados, divulgados nesta sexta-feira (29) são da “Síntese de Indicadores Sociais”, preparada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – Pnad 2012.

Segundo o IBGE, nos casais sem filhos, também houve um aumento considerável da proporção de mulheres responsáveis pelos núcleos familiares: em 2002, eram 6,1%, passando para 18,9% em 2012.

Considerando todas as famílias juntas, com e sem filho, com casal ou só com homens ou mulheres, a participação das mulheres como chefes de família cresceu de 28% em 2002 para 38% em 2012.

Segundo o IBGE, a evolução se explica porque as mulheres estão cada vez mais presentes no mercado de trabalho e com níveis de escolaridade maiores que os dos homens.

O IBGE está deixando de usar o termo “chefe de família” e trocando por “pessoa de referência”. O significado é o mesmo: a pessoa responsável pela maior fonte de recursos da residência.

Conteúdos relacionados