Em data de alerta, MS registra aumento no número de casos de violência contra mulheres
Nesta segunda-feira, dia 25 de novembro, é “comemorado” o Dia Internacional da Não Violência Contra as Mulheres. Nessa data, o Estado apresenta um aumento do número de casos de violência doméstica em tramitação na justiça, de acordo com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. No ano de 2011 foram distribuídos 11.533 processos. […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Nesta segunda-feira, dia 25 de novembro, é “comemorado” o Dia Internacional da Não Violência Contra as Mulheres. Nessa data, o Estado apresenta um aumento do número de casos de violência doméstica em tramitação na justiça, de acordo com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.
No ano de 2011 foram distribuídos 11.533 processos. No mesmo ano foram arquivados definitivamente 11.114. Para o ano de 2012, foram distribuídos 18.521 processos e foram arquivados definitivamente 20.189. Em 2013, os números até o mês de outubro mostram que foram distribuídos 16.545 processos e arquivados definitivamente 23.186.
Esses dados demonstram que cada vez mais os casos de violência contra a mulher, que na maioria dos casos se classificam como violência doméstica, estão sendo julgados até as ultimas instâncias.
De acordo com a Sejusp (Secretária de Estado de Justiça e Segurança Pública), 1047 boletins de ocorrência reportando casos de violência domestica foram registrados em Campo Grande no ano de 2013 até o mês de novembro. No Estado esses registros foram de 3894 casos.
Para fazer uma comparação, no ano de 2012, em Mato Grosso do Sul foram registrados 4963 casos de violência doméstica. Na Capital, os números foram 1347 casos registrados.
A data
O dia foi instituído no 1º Encontro Feminista Latino-americano e Caribenho, realizado em 1981, em homenagem às irmãs dominicanas Pátria, Minerva, e Maria Teresa, conhecidas como “Las Mariposas”, que protestaram contra a ditadura de Trujillo, na República Dominicana, e foram brutalmente torturadas e assassinadas.
Em 1999, a Assembleia Geral da ONU proclama essa data como o ”Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra a Mulher” incentivando todos os governos e a sociedade civil a extinguir com a violência que destrói a vida de milhares de mulheres.
Essa data é importante para as mulheres vítimas de violências cotidianas. A violência ocorre nos espaços públicos, privados e domésticos. Agressões verbais podem reduzir a autoestima das mulheres, causando danos à saúde, estresse e enfermidades crônicas.
Notícias mais lidas agora
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
- VÍDEO: Menino fica ‘preso’ em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
Últimas Notícias
Justiça solta piloto de avião apontado como negociador de armas em Campo Grande
O autuado passou por audiência de custódia nesta quarta-feira (11)
Projeto de Lei do MPMS solicita pagamento de auxílio-invalidez aos servidores aposentados por incapacidade
Pagamento também se estenderá para aqueles que necessitarem de assistência permanente de outra pessoa
Dois ficam feridos e carro parte ao meio após batida com SW4 na BR-163 em MS
Veículo SW4 capotou, parando a alguns metros de distância após a batida
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.