Em data de alerta, MS registra aumento no número de casos de violência contra mulheres

Nesta segunda-feira, dia 25 de novembro, é “comemorado” o Dia Internacional da Não Violência Contra as Mulheres. Nessa data, o Estado apresenta um aumento do número de casos de violência doméstica em tramitação na justiça, de acordo com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. No ano de 2011 foram distribuídos 11.533 processos. […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Nesta segunda-feira, dia 25 de novembro, é “comemorado” o Dia Internacional da Não Violência Contra as Mulheres. Nessa data, o Estado apresenta um aumento do número de casos de violência doméstica em tramitação na justiça, de acordo com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.

No ano de 2011 foram distribuídos 11.533 processos. No mesmo ano foram arquivados definitivamente 11.114. Para o ano de 2012, foram distribuídos 18.521 processos e foram arquivados definitivamente 20.189. Em 2013, os números até o mês de outubro mostram que foram distribuídos 16.545 processos e arquivados definitivamente 23.186. 

Esses dados demonstram que cada vez mais os casos de violência contra a mulher, que na maioria dos casos se classificam como violência doméstica, estão sendo julgados até as ultimas instâncias.

De acordo com a Sejusp (Secretária de Estado de Justiça e Segurança Pública), 1047 boletins de ocorrência reportando casos de violência domestica foram registrados em Campo Grande no ano de 2013 até o mês de novembro. No Estado esses registros foram de 3894 casos.

Para fazer uma comparação, no ano de 2012, em Mato Grosso do Sul foram registrados 4963 casos de violência doméstica. Na Capital, os números foram 1347 casos registrados.

A data

O dia foi instituído no 1º Encontro Feminista Latino-americano e Caribenho, realizado em 1981, em homenagem às irmãs dominicanas Pátria, Minerva, e Maria Teresa, conhecidas como “Las Mariposas”, que protestaram contra a ditadura de Trujillo, na República Dominicana, e foram brutalmente torturadas e assassinadas.

Em 1999, a Assembleia Geral da ONU proclama essa data como o ”Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra a Mulher” incentivando todos os governos e a sociedade civil a extinguir com a violência que destrói a vida de milhares de mulheres.

Essa data é importante para as mulheres vítimas de violências cotidianas. A violência ocorre nos espaços públicos, privados e domésticos. Agressões verbais podem reduzir a autoestima das mulheres, causando danos à saúde, estresse e enfermidades crônicas. 

Conteúdos relacionados