Aproximadamente 600 mulheres estão sendo beneficiadas pelo projeto Consulta Única (Procir), com atendimentos nas áreas de ginecologia, clínica geral, ultrassonografia (mamas, transvaginal, pélvico e obstétrico), coleta de preventivos, encaminhamentos cirúrgicos, vacina e planejamento familiar.

Hoje (03), o mutirão da saúde atendeu cerca de 120 mulheres na Unidade de Saúde Básica Dr. Germano Barros de Souza, no bairro Universitário. O atendimento deve ser concluído às 21 horas.

O programa é voltado à saúde da mulher, principalmente para aquelas com dificuldades para ter o atendimento ou realizar exames, nas regiões mais necessitadas da cidade.

O projeto está implantado nas unidades de saúde dos bairros Aero Rancho, Bonança, Universitário, Tiradentes, Indubrasil, Buriti, e também faz atendimento nas aldeias indígenas do estado.

Para o coordenador do programa, Hussen Khalil Fares, o diferencial é que a mulher faz em um único dia a consulta, os exames e o tratamento. “ A paciente vai para casa sabendo o diagnóstico de como está sua saúde, depois de ter feito a consulta, os exames e o tratamento”, conclui Hussen.

O projeto trouxe a rapidez que muitas mulheres precisavam para realizar exames. A dona de casa Lilian Tairine, de 21 anos, diz que o atendimento ficou muito mais rápido e eficaz. Já para a manicure Marluce Aparecida Ribas, 43 anos, foi por meio do programa que conseguiu realizar os exames que precisava com mais agilidade e rapidez. “Fora do Consulta Única a gente demorava mais de dois meses para fazer o exame, agora faço tudo em menos de 15 dias”, relata a manicure.

A Secretaria Municipal de Saúde está estudando a ampliação do projeto e atender homens e crianças.