Elite brasileira ‘finalmente’ enfrenta prisão por corrupção, diz jornal britânico
Em meio às prisões dos condenados no processo do mensalão, o jornal britânico The Times destacou, em sua versão eletrônica desta segunda-feira, que, “finalmente”, “a elite brasileira foi para a cadeia” em um dos “maiores escândalos de corrupção” já ocorridos no país. A reportagem, assinada pelo jornalista James Hilder, correspondente do jornal em São Paulo, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Em meio às prisões dos condenados no processo do mensalão, o jornal britânico The Times destacou, em sua versão eletrônica desta segunda-feira, que, “finalmente”, “a elite brasileira foi para a cadeia” em um dos “maiores escândalos de corrupção” já ocorridos no país.
A reportagem, assinada pelo jornalista James Hilder, correspondente do jornal em São Paulo, afirma que “alguns dos mais poderosos políticos” que “supervisionaram o boom econômico do Brasil nos últimos anos” se apresentaram à polícia para servir longas penas por corrupção, incluindo o ex-ministro da Casa Civil durante o governo Lula, José Dirceu.
O Times também menciona a fuga do ex-diretor de marketing do Banco do Brasil, Henrique Pizzolato. Condenado a mais de 12 anos de prisão em regime fechado, Pizzolato tem dupla cidadania e estaria foragido na Itália, segundo seu advogado.
Incluído na lista dos 12 condenados que receberam ordens de prisão pelo esquema de compra de votos de parlamentares, ele deveria ter se entregado à Polícia Federal no último sábado (16).
A reportagem cita a carta divulgada por Pizzolato em que o ex-diretor afirma ter fugido para a Itália para ter direito a um novo julgamento.
Segundo o Times, o mensalão “abalou a antiga administração” e deixou “uma sombra profunda sobre o Partido dos Trabalhadores”, encabeçado pela presidente presidente Dilma Rousseff, que enfrenta eleições no ano que vem.
O jornal lembra que o escândalo irrompeu em 2005, mas os réus só começaram a ser julgados no ano passado. O atraso, segundo a reportagem, “contribuiu para a raiva demonstrada nos protestos de junho deste ano contra os preços altos, a baixa qualidade dos serviços e a corrupção governamental”.
Raridade
Já o jornal americano New York Times observou, em texto escrito pelo correspondente no Brasil, Simon Romero, ser “raro que figurões da política brasileira sejam condenados por crimes e sirvam penas na prisão”.
O texto também assinalou “os problemas burocráticos” que adiaram a prisão dos envolvidos.
O NY Times destacou ainda que o ex-ministro José Dirceu se entregou à Polícia Federal, na última sexta-feira (15), “lançando seu pulso no ar em um ato de provocação”.
Notícias mais lidas agora
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
Últimas Notícias
‘Me olho no espelho e não me reconheço’, diz vítima de dentista famosa que deixou mulher com boca torta
Mulher pagou R$ 10 mil pelo procedimento
Tempo nublado em MS pode frustrar observação do último espetáculo de meteoros do ano
Chuva de meteoros Geminídeas atinge o ápice na noite de sábado
Homem é encontrado morto dentro de lanchonete em Dourados
Caso é investigado pela polícia como morte a esclarecer
Último dia para renegociar dívidas pela campanha Nome Limpo em Campo Grande
A concessionária de energia renegocia dívidas com descontos de até 80% e parcelamento em 36 vezes
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.