Nesta quinta-feira (28), das 19h às 22h, ocorre mais uma edição do Sarau dos Amigos, do vereador Eduardo Romero ( do B). O encontro vai homenagear os artistas do circo e do teatro com a apresentação do boneco Patê, manipulado por Márcio Escovado, morador do Jardim Itamaracá e fundador do Instituto Ajude a Ajudar.

O quintal da casa vai abrigar a exposição coletiva do acervo particular do Wenceslau Molduras, empresário e artista que reúne diversos artistas plásticos todos os sábados em sua loja, incentivando o intercâmbio e a venda de obras.

Catarina Guató leva ao Sarau dos Amigos cestaria, tapeçaria e peças utilitárias produzidas com talo de camalote (aguapé). A arte da etnia Guató é uma homenagem a cultura indígena, que comemora no próximo mês (19 de abril) o Dia do Índio.

Ela própria sai no rio Paraguai remando em pé, na “canoa de um pau só”, coletando as ramas de aguapé, (só três, pra não matar a planta, conforme dita a sabedoria indígena), e forma vários maços com os caules que mais tarde serão transformados em tapetes, bolsas, cintos, colares, pulseiras, brincos, chapéus, esteiras, abanicos e a legítima ecobag sustentável do Pantanal.

A atividade laboral de Catarina é minuciosa e exige paciência. Para se ter noção, são necessários cerca de 50 metros de tiras de fibra de aguapé para confeccionar um tapete de 1,2 metro. O único material industrializado que ela utiliza é a linha para costurar as tramas que dão formas aos objetos. A técnica de confecção é curiosa: tradicionalmente os Guató utilizam-se dos dedos dos pés para produzir o artesanato.

Músicos de diversos bairros confirmaram presença nessa edição. O cantor sertanejo Neo Machado, 14 anos de idade, vem da Vila Brasil, região da Moreninha II. Ele iniciou sua carreira há quatro anos se apresentando no Sarau dos Amigos, agora prepara o lançamento do primeiro CD com 7 faixas, sendo duas autorais.

Outro artista, ex-morador o do bairro Universitário, é Bruno Pereira, que vai interpretar um repertório de pagode, e sertanejo. Na sequência vem a dupla Marcus & Kaique. Canções brasileiras e autorais, no estilo Pop e MPB, serão apresentadas por Kely & Elânio. O grupo “Sem Querer” encerra a noite com Samba e Pagode, formado por David (vocal e percussão), Josias (voz e rebolo), Ricardo (pandeiro), Elias (voz e reco-reco), Daniel (cavaco) e Adilson (Tantan).

Haverá artesanato e doces da Casa do Renovo, além dos artigos em lona reciclada de Clayton Ambrósio. O Sarau reserva espaço para canjas musicais outras manifestações que surgirem no dia.

O Sarau dos Amigos ocorre toda última quinta-feira do mês na casa do ator e jornalista Eduardo Romero. Rua Elvira Matos de Oliveira, 927. Universitário. (atrás da Escola Estadual José Barbosa Rodrigues). A entrada é um quilo de alimento não perecível, destinados aos Vicentinos da Paróquia Santa Rita de Cássia. Informações pelos telefones 9215-3082, 9920-6703.