Economistas reduzem projeção para inflação e balança em 2013 e 2014
Economistas de instituições financeiras ajustaram para baixo suas projeções para a inflação e a balança comercial neste ano e no próximo, ao mesmo tempo em que elevaram a perspectiva para o dólar em 2013. Pesquisa Focus do Banco Central divulgada nesta segunda-feira mostrou que os economistas agora preveem que o IPCA encerrará este ano a […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Economistas de instituições financeiras ajustaram para baixo suas projeções para a inflação e a balança comercial neste ano e no próximo, ao mesmo tempo em que elevaram a perspectiva para o dólar em 2013.
Pesquisa Focus do Banco Central divulgada nesta segunda-feira mostrou que os economistas agora preveem que o IPCA encerrará este ano a 5,84 por cento, ante 5,85 por cento anteriormente. E para 2014, a projeção passou a 5,91 por cento, ante 5,93 por cento.
Em meio à pressão dos preços dos alimentos sobre a inflação recentemente, o mercado aguarda a divulgação dos dados de novembro do IPCA-15, na terça-feira.
Já a perspectiva para a balança comercial em 2013 foi reduzida pela quarta vez seguida, a um superávit de 1,20 bilhão de dólares, ante 1,55 bilhão anteriormente. Para 2014 a projeção caiu a 8 bilhões de dólares, ante 10 bilhões.
No acumulado do ano até 10 de novembro, a balança comercial brasileira registra um déficit de 913 milhões de dólares, ante superávit de 18,238 bilhões de dólares no mesmo período de 2012. Nesta segunda-feira serão divulgados os dados da terceira semana de novembro.
SELIC
Os economistas ainda mantiveram a projeção de novo aumento de 0,5 ponto percentual na Selic na reunião da semana que vem do Comitê de Política Monetária (Copom), encerrando 2013 a 10 por cento. E seguiram com a expectativa de 10,25 por cento para a taxa básica de juros em 2014.
Também não houve alterações para a Selic nas estimativas do Top 5 de médio prazo, com as instituições que mais acertam as projeções nesse período. Pela medias das projeções, segue a perspectiva de que o juro básico encerrará a 10 por cento em 2013 e a 11 por cento em 2014.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Santa Casa de Campo Grande enfrenta superlotação crítica e riscos à assistência
Profissionais relatam desafios enfrentados no cotidiano diante da superlotação, como jornadas extenuantes e aumento dos riscos para pacientes
Câmara aprova projeto que restringe uso de celular em escolas
Projeto prevê a medida para escolas públicas e privadas
Acostamento de vias na elaboração e na contratação de projetos de engenharia é tema de debate na Alems
Deputado Caravina prevê que “a implantação de acostamentos nas rodovias estaduais, sem dúvida, diminuirá consideravelmente os riscos de acidentes”
Engavetamento com seis veículos deixa trânsito lento na Avenida Afonso Pena
Dentre os envolvidos estão uma BMW X4, uma Chrysler Caravan, um VW Polo e dois VW Gol
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.