Disque 100 registra crescimento de 199% nas denúncias
A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República promoveu, hoje (15), em Brasília, encontro nacional de promotores, defensores e delegados para discutir a violência contra mulheres, idosos e crianças em todo o país. No encontro, informações sobre o funcionamento do Disque Direitos Humanos (Disque 100), serviço utilizado para permitir que o cidadão denuncie atos […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República promoveu, hoje (15), em Brasília, encontro nacional de promotores, defensores e delegados para discutir a violência contra mulheres, idosos e crianças em todo o país. No encontro, informações sobre o funcionamento do Disque Direitos Humanos (Disque 100), serviço utilizado para permitir que o cidadão denuncie atos de violência, foram repassadas aos participantes.
O serviço apresentou, em todo o país, crescimento de 199% nas denúncias realizadas de 2011 para 2012. De janeiro a novembro do ano passado, o Disque 100 realizou 234.893 atendimentos. Deste total, cerca de 156 mil (66%) foram denúncias contra violência. Segundo a defensora pública do DF e vice-presidente do Conselho Nacional da Pessoa Idosa, Paula Ribeiro, o Disque 100 é um método eficaz para o enfrentamento à violência em áreas urbanas do país. “O Disque 100 tem um potencial imenso e é, sim, um método eficiente para acabar com a violência”, afirmou.
O Disque 100 foi criado em 1997. Com o passar dos anos, houve modificações em seu funcionamento para melhor atender à população brasileira. O serviço deixou de ser apenas um canal de denúncia e passou a articular, a partir de casos concretos, uma rede de retaguarda de serviços e parceiros em todo o país.
Em 2010, foram implantados módulos temáticos de atendimento: o do idoso é um deles. Desde que foi implantado, funciona como um instrumento de diagnóstico e apresenta dados específicos sobre a pessoa idosa. Neste módulo, de janeiro de 2011 a dezembro de 2012, foram registradas cerca de 31 mil denúncias de violência. Destas denúncias, 68,7% são de violação por negligência, 59,3% de violência psicológica, 40,1% de abuso financeiro/econômico e violência patrimonial e 34% de violência física. De janeiro a abril deste ano, já foram registradas 332 denúncias.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.