O Instituto Brasileiro de Inovações pró-Sociedade Saudável/ Centro-Oeste –IBISS-CO, através do apoio Financeiro do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher – ONU MULHERES, apoio do Observatório Brasileiro do Trafico de Pessoas e Fórum de Trabalho Decente e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas – FTD-ETP, realizará juntamente com o Comitê de Enfrentamento ao Trafico de Pessoas do Mato Grosso do Sul (CETRAP/MS) o III Colóquio Nacional e IV Colóquio Internacional de Enfrentamento ao Trafico de Pessoas, que terá como tema: mulheres indígenas desafiando fronteiras, nos dias 04 e 05 de abril de 2013, na cidade de Campo Grande/MS.

Este colóquio faz parte do Projeto Cunã, financiado pela ONU Mulheres, e objetiva contribuir para a redução da violência contra as mulheres indígenas e o tráfico de pessoas nas comunidades de fronteira protagonizando a diversidade de gênero, geracional e na organização comunitária indígena.

O Colóquio será uma oportunidade para construir um espaço de reflexão para validar e transformar os problemas comuns de tráfico de pessoas e violências das mulheres indígenas destacando a perspectiva regional.

Em 2007 construiu-se a primeira proposta de reunir intersetorialmente representantes governamentais e não-governamentais, nacionais e internacionais, para discutir políticas públicas e atendimento para pessoas em situação de tráfico.

O encontro que está em sua terceira edição internacional e quarta edição nacional, já promoveu debates sobre o Atendimento a Pessoas em Situação de Tráfico, a Prevenção ao trafico de Pessoas, realidades e vivencias de quem faz o enfrentamento ao tráfico de pessoas, e este ano traz um tema de extrema relevância e pouca visibilidade, as condições que enfrentam as jovens e mulheres indígenas que vivem nas fronteiras do Mato Grosso do Sul com Paraguai e que encontram-se em situação de exploração e tráfico de pessoas .

Para este dialogo analítico e construtivo, contaremos com a presença de profissionais que atuam nacional e internacionalmente no enfrentamento ao trafico de pessoas, vindo de outros estados brasileiros e países da América Latina.

O Colóquio ocorrera no Instituto São Vicente – Casa de Retiros Av. Eliseu Ramos de Mendonça, s/nº – B. Lagoa da Cruz, telefone de contato: 3312-6400 ou 3365-5000.

Para mais informações contatar o IBISS-CO no telefone 55 67 3325-6171 e/ou e-mail [email protected] ou o CETRAP/MS telefone: 3384- 5926 e/ou-mail: [email protected]

Coordenadora do Programa Direito de Ter Direitos IBISS –CO

Contato: 55 67 8111-6022

55 67 8453- 9903

E-mail: [email protected]