Diretores de MS lançam documentário que homenageia o tempo e o prazer de ser criança
Em Guarani, Mitã significa criança. É sobre elas e esse universo particular, tão mágico e revelador, que Alexandre Basso e Lia Mattos decidiram falar. Pesquisaram, ficaram por dentro do assunto e resolveram fazer um documentário, “Mitã”, que será exibido em Campo Grande, no Sesc Horto, neste domingo (17), às 19h30. A entrada é franca. A […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Em Guarani, Mitã significa criança. É sobre elas e esse universo particular, tão mágico e revelador, que Alexandre Basso e Lia Mattos decidiram falar. Pesquisaram, ficaram por dentro do assunto e resolveram fazer um documentário, “Mitã”, que será exibido em Campo Grande, no Sesc Horto, neste domingo (17), às 19h30. A entrada é franca.
A obra, que já passou por Curitiba, São Paulo, Salvador e Ivinhema, foi inspirada nos pensamentos e estudos da etnomusicóloga baiana Lydia Hortélio, que se dedica à pesquisar a cultura da criança há mais de 40 anos. Estão presentes, também, as ideias do filósofo e educador luso-brasileiro Agostinho da Silva, além de poemas de Fernando Pessoa e depoimentos de outros pesquisadores.
A maior parte das cenas que mostram os pequenos foram gravadas em Mato Grosso do Sul, no Pantanal e em aldeias do interior, da região de Amambai, por exemplo, mas há imagens feitas em Corumbá, no Rio Paraguai e em outras regiões do país, como na Festa do Divino Espírito Santo, no Maranhão, onde a criança, simbolizando a esperança de uma nova era, é coroada imperadora do mundo.
Segundo o diretor, Alexandre Basso, o filme é um documentário poético, sensorial, que tem o objetivo de sensibilizar e levar o telespectador a pensar e sentir a infância de outra forma. Trata-se de uma narrativa que, nas palavras dele, não busca localizar lugares, “mas trazer o elemento mágico da criança – universal – em seu estado mais pleno”.
“De onde ela vem? Qual a missão dela no mundo? O que os adultos precisam ver nessa criança para que ela possa exercer seu potencial todo? Entra aí a educação, a natureza e as brincadeiras tradicionais. O filme transita nessas coisas”, disse, exemplificando.
A produção, que conta com recursos próprios e do Fmic (Fundo Municipal de Investimentos Culturais de Campo Grande) saiu do papel em 2013, mas é resultado de uma pesquisa antiga, realizada há mais de 5 anos pelos diretores do documentários que são, também, os criadores do Espaço Imaginário, um Centro de Cultura da Infância que existe na Capital.
Realizado para um público diverso, o filme, que tem duração de 52 miutos, será distribuído para escolas municipais e estaduais de Campo Grande. Mitã, segundo o material de divulgação, “é uma homenagem ao tempo e ao prazer de ser criança”.
É a oportunidade, segundo Alexandre Basso, de mergulhar em outro universo e relação, mais livre, que respeita o tempo e a imaginação da criança.
Anote: O documentário Mitã será exibido neste domingo (17), às 19h30, no Teatro Prosa, no Sesc Horto, localizado à Rua Anhanduí, 200, no Centro.
Notícias mais lidas agora
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
- VÍDEO: Menino fica ‘preso’ em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
Últimas Notícias
Projeto de Lei do MPMS solicita pagamento de auxílio-invalidez aos servidores aposentados por incapacidade
Pagamento também se estenderá para aqueles que necessitarem de assistência permanente de outra pessoa
Dois ficam feridos e carro parte ao meio após batida com SW4 na BR-163 em MS
Veículo SW4 capotou, parando a alguns metros de distância após a batida
Você também pesquisou isso? Principais buscas do Google escancaram um 2024 peculiar
Que 2024 foi esse? Buscas mais realizadas no Google montam um panorama do interesse coletivo dos brasileiros este ano
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.