Dilma venceria no 1º turno, diz novo Datafolha

Se a eleição fosse hoje, a presidente Dilma Rousseff seria reeleita com 47% dos votos, foi o que apontou a última pesquisa Datafolha, divulgada neste sábado, 30, pelo jornal Folha de S. Paulo. Ela venceria em primeiro turno caso enfrentasse o senador Aécio Neves, pré-candidato do PSDB à Presidência, e o governador de Pernambuco, Eduardo […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Se a eleição fosse hoje, a presidente Dilma Rousseff seria reeleita com 47% dos votos, foi o que apontou a última pesquisa Datafolha, divulgada neste sábado, 30, pelo jornal Folha de S. Paulo. Ela venceria em primeiro turno caso enfrentasse o senador Aécio Neves, pré-candidato do PSDB à Presidência, e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, pré-candidato do PSB.

Segundo a amostragem do Datafolha, Aécio teria 19% dos votos e, Campos, 11%. Percentual de eleitores que votariam em branco, nulo ou que se manteriam indecisos somaram 23%.

Dilma cresce, adversários recuam

Em comparação com a última pesquisa realizada pelo instituto, em outubro, a presidente subiu cinco pontos percentuais nas intenções de voto, enquanto Aécio decresceu dois pontos e, Campos, quatro.

Nesta nova amostragem, o Datafolha também considerou um cenário eleitoral em 2014 com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Caso ele saísse candidato e enfrentasse os mesmos dois adversários, Lula também venceria no primeiro turno da eleição com 56% dos votos, enquanto Aécio ficaria com 16% e, Campos, com 8%.

Para essa pesquisa foram entrevistadas 4.557 pessoas em 194 municípios, entre quinta, 28, e sexta, 29. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

As eleições acontecem no dia 5 de outubro do ano que vem, quando os eleitores vão eleger, além do próximo presidente do país, também senadores, deputados federais e estaduais e governadores.

Conteúdos relacionados