O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-) implanta um sistema digital de . O órgão é primeiro entre os Detrans de todo o país a aderir à tecnologia, em obediência à Resolução 282, do Conselho Nacional de Trânsito.

As informações dos automotores submetidos às vistorias do órgão serão validadas de forma instantânea. Os dados e imagens dos veículos serão capturados por vistoriadores do que estarão munidos de smartphones.

Também estarão à disposição para uso o paquímetro, que mede o suco do pneu, e um equipamento de transmitância luminosa, objeto que medirá a regularização do insufilm. A medida vai reduzir o tempo da vistoria, passando de 12 minutos hoje, para até 5 minutos, com a vistoria eletrônica.

A vistoria eletrônica já está implantada em , Ponta Porã, Nova Andradina, Paranaíba, Maracajú, Coxim, Aquidauana, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia e Campo Grande, cobrindo 62% de toda a frota do estado. Os demais municípios do estado já estão em fase de implantação do novo sistema.