Destinos Turísticos de Mato Grosso do Sul são competitivos
Com base em avaliação técnica realizada pelo Ministério do Turismo desde 2008 em parceria com o Sebrae e a Fundação Getúlio Vargas, os Destinos Indutores – Bonito, Campo Grande e Corumbá – vem sendo monitorados através dos indicadores de competitividade juntamente com outros 62 destinos turísticos brasileiros em 13 dimensões que levam em consideração diversos […]
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Com base em avaliação técnica realizada pelo Ministério do Turismo desde 2008 em parceria com o Sebrae e a Fundação Getúlio Vargas, os Destinos Indutores – Bonito, Campo Grande e Corumbá – vem sendo monitorados através dos indicadores de competitividade juntamente com outros 62 destinos turísticos brasileiros em 13 dimensões que levam em consideração diversos aspectos entre os quais econômicos, sociais e ambientais, contribuindo para com a definição de ações e políticas públicas visando o desenvolvimento da atividade turística de forma sustentável e que proporcione ao turista uma experiência positiva.
Nesta 5ª Edição do Índice de Competitividade do Turismo Nacional, Campo Grande e Corumbá foram premiados pelo bom desempenho em pelo menos uma das dimensões avaliadas e figuram entre as cidades turísticas brasileiras que mais evoluíram entre 2011 e 2013:
Campo Grande, na categoria Capital, se destacou nas dimensões Serviços e Equipamentos Turísticos e Atrativos Turísticos cujos índices evoluíram 11,2 e 12,4 pontos respectivamente em relação às pontuações obtidas 2011.
Na dimensão Serviços e Equipamentos Turísticos dentre os requisitos avaliados: sinalização Turística, Centro de Atendimento ao Turista, Espaços para Eventos, capacidade dos Meios de Hospedagem e dos Restaurantes. Para os Atrativos Turísticos: atrativos naturais, Culturais, eventos programados e realizações técnicas, cientificas ou artísticas.
Corumbá, categoria Não Capitais, apresentou evolução significativa comparando com os índices obtidos em 2011: no Índice Geral – 9,0 pontos; nas dimensões Políticas Públicas – 18,8 pontos; no Monitoramento – 34,8 e Aspectos Culturais – 14,7 pontos, respectivamente.
A dimensão Políticas Públicas avalia a estrutura municipal para o turismo, grau de cooperação com os Governos Estadual e Federal, planejamento para a cidade e para a atividade turística, bem como, grau de cooperação público privada; no Monitoramento são avaliadas as ações voltadas para o acompanhamento e mensuração dos impactos da atividade e os Aspectos Culturais levam em conta a produção cultural associada ao turismo, patrimônio histórico-cultural e a estrutura municipal para apoio à Cultura.
Já o Índice Geral reflete o somatório das contribuições através das dimensões e variáveis analisadas para o índice global de competitividade dos destinos.
Bonito, fazendo jus ao título de melhor destino de turismo responsável no mundo (World Travel Market/Londres/2013) vem apresentando evolução gradual em seus indicadores: no Índice Geral, em 2010 com 51,2 pontos; em 2011 – 54,8 pontos e em 2013 – 57,6 pontos superou a média nacional no Grupo Não Capitais que em 2010 foi 50,3 pontos; em 2011 – 51,8 pontos e em 2013 – 53,1 pontos. Ainda, em 2013, no segmento Políticas Públicas, em relação a 2011 apresentou variação positiva em mais 14,9 pontos.
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