Desfile apoteótico consagra A Pesada em Corumbá
A escola de samba A Pesada confirmou o favoritismo e se consagrou campeã do Grupo Especial do carnaval de Corumbá com 177,7 pontos. A agremiação foi a segunda a desfilar na segunda-feira, 11 de fevereiro, e defendeu o enredo “Alice leva A Pesada para uma viagem encantada ao Mundo das Maravilhas”. A Pesada também havia […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A escola de samba A Pesada confirmou o favoritismo e se consagrou campeã do Grupo Especial do carnaval de Corumbá com 177,7 pontos. A agremiação foi a segunda a desfilar na segunda-feira, 11 de fevereiro, e defendeu o enredo “Alice leva A Pesada para uma viagem encantada ao Mundo das Maravilhas”. A Pesada também havia sido vencedora do prêmio Esplendor do Samba concedido pelo jornal Diário Corumbaense e site Diário Online.
Com alegorias grandiosas, a agremiação fez uma ode à leitura no interessante enredo que viajou pelo universo da literatura infantil. Agremiação levou 1.200 componentes para a avenida, distribuídos em 16 alas. A bateria, marca inconfundível da escola, desceu com 130 ritmistas com a fantasia “Os Homens de Lata” e deu um verdadeiro show, fez evoluções ao longo da Avenida, recuo e incontáveis “paradinhas”, deixando o samba apenas ao som do cavaco e das potentes vozes dos componentes da escola.
O desfile começou com uma bela homenagem e incentivo à leitura. A Comissão de Frente representou os “Feiticeiros da Extinção”. Os componentes passaram a ideia que com a invenção do computador a leitura estaria entrando em fase de extinção por crianças e jovens. O pergaminho nas mãos dos dançarinos simboliza o fim. Mas, a comissão ressaltou que o trabalho incansável dos professores pode reverter essa situação. Ursos coalas simbolizaram na apresentação da agremiação a própria extinção.
O abre-alas trouxe a balança símbolo da escola de samba e uma representação do enredo “O País das Maravilhas”. Alegoria contou com esculturas inspiradas em personagens do livro Alice no País das Maravilhas, como o cogumelo mágico; coelhos gigantes apressados e aquilo que a agremiação definiu como “verdadeira face de Alice”.
O segundo setor do desfile da Pesada trouxe o carro alegórico “Alice do Outro Lado do Espelho”. Representou o Reino das Rainhas Azuis e Vermelhas. Escultura de um grande espelho e fez referência ao espelho mágico da história da Branca de Neve e os Sete Anões.
Nesse setor a Ala das Baianas foi inspirada nas personagens Rainha Azul e Rainha Vermelha, que viviam do outro lado do espelho. As 26 baianas usavam fantasias em preto e dourado com detalhes em azul e vermelho.
Deixando um pouco de lado a Alice, o desfile da Pesada enveredou pela exaltação aos clássicos personagens de livros infantis da literatura universal. O terceiro setor contou a história do Mágico de Oz. Num carro, a jovem Dorothy que após um ciclone saiu da segurança da terra onde mora direto para o mundo encantado de Oz. Lá encontra o homem de lata;o leão medroso e o espantalho. Juntos buscam o mágico de Oz para concretizarem seus desejos. Antes enfrentam bruxas e não podem desviar da estrada de tijolos amarelos.
Outro personagem infantil passou pelo desfile da Pesada. O quarto setor trouxe a história de Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Mau. No desfile foi possível perceber a floresta encantada; seus pássaros; flores e borboletas. Era o caminho da Chapeuzinho até a casa da vovózinha. Carro trouxe um destaque feminino representando Chapeuzinho Vermelho, além do lobo e a vovó.
No setor final do desfile, a agremiação tratou da mentira e seu personagem símbolo o Pinóquio, que na literatura infantil toda vez que mentia via seu nariz crescer. Carro alegórico representou o mar e a passagem da história em que Pinóquio fica preso na barriga de uma baleia. Ala dos Professores passou simbolizando os responsáveis por perdurar os contos infantis e os verdadeiros “guardiões da leitura”. Corujas representaram os “Mensageiros da Esperança” de manter viva a Sabedoria encerrou o desfile.
Classificação
Em segundo ficou a Mocidade Independente da Nova Corumbá (176,9 pontos); o terceiro foi para a Império do Morro (174,4 pontos); seguida pela Acadêmicos do Pantanal (160,1 pontos) e Vila Mamona (148,2 pontos).
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Influenciadora de etiqueta, Fernanda Britto está internada em estado grave
Fernanda Britto, de 63 anos, ficou conhecida nas redes sociais por seus vídeos bem-humorados em que dá dicas de etiqueta
Queda de árvore deixa trecho de avenida de Dourados interditado neste sábado
Queda de árvore deixa trecho de avenida de Dourados interditado neste sábado
Campo Grande registra 45 milímetros de chuva em menos de 24 horas
Previsão indica que tempo continuará instável neste fim de semana
CEO do Al-Hilal nega substituir Neymar por Cristiano Ronaldo no Mundial: ‘Ficção científica’
Cristiano Ronaldo poderá assinar um pré-contrato com qualquer equipe a partir de janeiro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.