Descoberto grande reserva de água sob o gelo da Groenlândia

Um grande reservatório de água, equivalente em área ao território da Irlanda, foi descoberto debaixo da cobertura de gelo da Groenlândia e pode fornecer respostas para um dos grandes enigmas das mudanças climáticas. Em 2011, cientistas americanos cruzaram a cobertura de gelo do sul da Groenlândia em uma expedição para coletar testemunhos de gelo, uma […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Um grande reservatório de água, equivalente em área ao território da Irlanda, foi descoberto debaixo da cobertura de gelo da Groenlândia e pode fornecer respostas para um dos grandes enigmas das mudanças climáticas.

Em 2011, cientistas americanos cruzaram a cobertura de gelo do sul da Groenlândia em uma expedição para coletar testemunhos de gelo, uma referência da queda anual de neve.

Eles ficaram assombrados ao perfurar uma camada de neve comprimida denominada “firn” e, ao invés de uma esponja congelada a 10 metros de profundidade, como era esperado, eles encontraram água líquida e grânulos de gelo.

Os cientistas, então, fizeram outra perfuração a alguns quilômetros dali e obtiveram o mesmo resultado ao atingir a camada de neve “firn” a 25 metros.

Em busca de uma resposta para esta água misteriosa, um avião da Nasa equipado com um radar de mapeamento de terreno foi levado para sobrevoar a região, assim como um radar de penetração no solo, puxado por um snowmobile.

O radar retornou reflexos brilhantes, indicando a presença de um grande reservatório de água sob o gelo.

Estendendo-se para o flanco sul da Groenlândia, a água escondida cobre uma área de 70 quilômetros quadrados. É encontrada em profundidades sob o gelo que variam de 5 a 50 metros.

Segundo artigo publicado no domingo na revista Nature Geoscience, acredita-se que o reservatório contenha neve derretida no verão anterior.

Ele funciona de forma similar a um aquífero subterrâneo, que é uma rocha esponjosa que armazena água em seus espaços.

Neste caso, os espaços de ar na neve “firn” são ocupados por água, resultando em algo similar ao gelo batido de uma sobremesa popular conhecida como raspadinha.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados