A próxima semana será de capacitação para o grupo de 24 deputados estudantes e seus suplentes da 4ª edição do Parlamento Jovem, um projeto da Assembleia Legislativa, criado pelo deputado Antonio Carlos Arroyo (PR, hoje primeiro-secretário) e coordenado pela Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet.

Os alunos de escolas públicas e particulares assistirão a diversas palestras, de manhã e à tarde, incluindo algumas em que os “professores” serão deputados estaduais. Os jovens conhecerão mais sobre funções e obrigações de um parlamentar.

Logo na segunda feira (9/12), no primeiro dia de atividades, os estudantes eleitos serão recebidos pelo presidente da Casa de Leis, deputado Jerson Domingos (PMDB).

Na terça, quem conversa com eles sobre a participação dos jovens na política é a terceira-vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputada estadual Mara Caseiro (PTdoB).

Um dia depois, o segundo-secretário da Casa de Leis, Pedro Kemp (PT), conta aos estudantes a história do Poder Legislativo Estadual, e à tarde, Dione Hashioka (PSDB), segunda-vice-presidente, fala com eles a respeito dos desafios da opção pela vida pública.

Na quinta-feira é a vez de o deputado estadual Professor Rinaldo (PSDB) falar com os estudantes sobre o exercício da função de um parlamentar.

Os 24 novos deputados estudantes foram eleitos entre alunos do 1º e 2º anos do Ensino Médio das escolas das redes pública e particular. Mais de 6.000 jovens participaram da eleição.

O Parlamento Jovem segue os mesmos ritos das sessões ordinárias realizadas pelos deputados estaduais e é uma oportunidade para os jovens aprenderem e vivenciarem situações reais sobre o funcionamento da Assembleia Legislativa e a tramitação dos projetos de lei. As proposições apresentadas pelos deputados estudantes podem ser apadrinhadas pelos parlamentares estaduais e até se tornarem leis.