Depois de frio recorde, sol reaparece e campo-grandenses enfrentam tempo seco
Após guardar os casacos, moradores de Mato Grosso do Sul devem enfrentar baixa umidade relativa do ar, abaixo de 20%, na região centro-norte e leste do Estado
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Após guardar os casacos, moradores de Mato Grosso do Sul devem enfrentar baixa umidade relativa do ar, abaixo de 20%, na região centro-norte e leste do Estado
Após enfrentar as menores temperaturas dos últimos 38 anos, o sol volta aparecer neste domingo em Mato Grosso do Sul. Apesar da elevação nos termômetros, que hoje registram máxima de 26°C e mínina de 11°C em Campo Grande, a semana terá uma variação de temperatura devido ao ar mais seco.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) faz frio nas madrugadas, enquanto as tardes terão temperaturas agradáveis. A umidade relativa do ar fica um pouco abaixo dos 30% no centro, norte e leste do Estado. Amanhã (28), os termômetros registram máxima de 27°C e mínima 12ºC, na Capital.
Com o clima mais agradável na tarde desde domingo, algumas pessoas resolveram trocar o casaco por uma casquinha de sorvete. “Faz horas que as crianças queriam tomar sorvete. Mas com aquele frio não dava. Chegamos até achar promoção de picolé ontem, com preço de R$ 0,80 tava por R$ 0,50”, relata a funcionária pública, Ivonete de Souza, 47 anos.
A auxiliar de contabilidade, Kelly Rodrigues, 25 anos, aproveitou a elevação de temperatura para visitar os parentes em Campo Grande. “O frio atingiu todo o Estado. Na minha cidade, Ribas do Rio Pardo, chegou a gear e a temperatura chegou a 4º. Por esses dias agora, acredito que o frio não volta mais”, afirma.
Além disso, as condições meteorológicas são favoráveis à ocorrência de baixa umidade relativa do ar, abaixo de 20%, na região centro-norte e leste de Mato Grosso do Sul, neste domingo e segunda-feira.
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), considera como ideal a umidade do ar acima de 60%. É estimado estado de atenção quando a umidade cai abaixo dos 30%. Mas se a umidade atinge níveis entre 19% e 12% é decretado o estado de alerta. Abaixo disso, torna-se estado de emergência.
O tempo seco aumenta o risco de incêndios e problemas respiratórios. Com isso, a Defesa Civil recomenda à população para não fazer fogueiras, aconselha a evitar atividades ao ar livre e exposição ao sol, especialmente, entre as 10h e 16h, período do dia em que a umidade do ar fica mais baixa. Outra orientação é ingerir bastante líquido para não haver problemas de desidratação.
Notícias mais lidas agora
- Mãe de suspeito que fugiu da PM em bairro de Campo Grande é presa ao ameaçar militares
- ‘Brasil vive uma epidemia de processos judiciais’, diz Barroso durante evento em Campo Grande
- ‘Querem tirar o pouco lazer do trabalhador’: público repudia operação que fechou bares da 14
- VÍDEO: Seringueira centenária cai, atinge 5 carros, duas casas e interdita rua
Últimas Notícias
Plano busca promover a igualdade racial na administração pública
O plano foi construído a partir de 400 contribuições de movimentos sociais
Comissão fundiária visita fazendas ocupadas por indígenas em Douradina
As ações de reintegração de posse foram propostas após os três locais serem ocupados por indígenas
Neuer é expulso e Munique é eliminado pelo Bayer Leverkusen na Copa da Alemanha
O Bayern começou melhor na partida e chegou a ter 73% de posse de bola
Carreta da Justiça atende mais de 200 pessoas em Aral Moreira
Serviços judiciais são oferecidos de forma gratuita à população
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.