A crise econômica não poupou nem os desenhos animados. Em um novo episódio do Bob Esponja que vai ao ar nos Estados Unidos na próxima segunda-feira, o personagem é demitido depois de 14 anos trabalhando no Siri Cascudo.

A justificativa de seu chefe, o Seu Sirigueijo, é que precisa economizar “cinco centavos”. Enquanto isso, por ser um veterano, seu colega Lula Molusco é poupado – apesar de odiar o emprego.

Patrick Estrela tenta mostrar que “ser desempregado é a melhor coisa”, mas após um período de depressão, Bob consegue logo voltar à ativa.

O episódio, intitulado “Bob Esponja, você está demitido”, virou pauta da rede de televisão conversadora Fox News e da seção Page Six do jornal nova-iorquino New York Post, cujo texto destaca que “nosso herói não acaba precisando de auxílio alimentação”.

Os republicanos no Congresso tem se mobilizado por cortes no programa de “food stamps” do governo americano, que fornece ajuda financeira para famílias em situação de vulnerabilidade comprarem comida.

Já a reportagem da Fox News comenta que Bob consegue um novo trabalho em pouco tempo “ao invés de se aproveitar dos serviços sociais de Fenda do Biquíni”, a cidade ficcional onde ocorre o seriado.

Resposta

A abordagem foi criticada pela Media Matters for America, ONG americana progressista que se dedica a pesquisar e corrigir “informações distorcidas da mídia conservadora”. Eles acusam a emissora de usar o personagem para “atacar a rede de proteção social e aqueles que dependem dela”.

A controvérsia levou a Nickelodeon a se manifestar. Russel Hicks, presidente da empresa para conteúdo, desenvolvimento e produção, disse ao Page Six que “como todos os grandes desenhos animados, parte do longo sucesso de Bob Esponja se deve à habilidade de abordar o zeitgeist e ao mesmo tempo continuar sendo muito engraçado para nossa audiência.”

“Apesar do obstáculo momentâneo, o otimismo eterno de Bob Esponja prevalece, o que é sempre uma ótima mensagem para todos”, concluiu.