Delcídio vence eleição com mais que o triplo de votos em embate contra Reinaldo
Pesquisa encomendada pelo Midiamax ao instituto Ibrape aponta que em embate direto contra o deputado Reinaldo Azambuja na disputa ao governo do estado, o senador Delcídio Amaral, já definido como o nome do PT ao cargo, venceria com expressiva vantagem. Os números apontam diferença a favor de Delcídio de mais que o triplo de votos registrados par Reinaldo. […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Pesquisa encomendada pelo Midiamax ao instituto Ibrape aponta que em embate direto contra o deputado Reinaldo Azambuja na disputa ao governo do estado, o senador Delcídio Amaral, já definido como o nome do PT ao cargo, venceria com expressiva vantagem.
Os números apontam diferença a favor de Delcídio de mais que o triplo de votos registrados par Reinaldo. O tucano, que tenta viabilizar seu nome como candidato ao senado na chapa do PT, tem afirmado que disputa o governo na eventualidade de aliança do PT com o PMDB.
As intenções de voto para Delcídio atingiram 62%, enquanto para Reinaldo registram 20%. Uma diferença de 42 pontos percentuais. Brancos e nulos somam 9% e indecisos 9%.
Capital
Na Capital, Delcídio tem 34 pontos percentuais à frente de Reinaldo, com 60% das intenções de voto contra 26% do candidato do PSDB. Brancos e nulos chegam a 8% e indecisos 6% .
Interior
Já nas sete regiões do interior do Estado a preferência por Delcídio é ainda maior. O candidato do PT desponta com 47 pontos percentuais sobre Reinaldo, alcançando 63% das intenções de voto, enquanto Reinaldo registra 16%. Brancos e nulos somam 9% e indecisos fecham em 12%.
A pesquisa aponta que Delcídio tem o maior índice de votos na região do Pantanal (85%), e o menor na região do Bolsão ( 56%). Já o maior percentual de Reinaldo está na Capital (26%), e o menor no Pantanal (8%).
Na região da Grande Dourados, onde Reinaldo foi prefeito da cidade de Maracajú – distane a 162 km de Campo Grande, Delcídio tem 46% de vantagem sobre o tucano, com 66% da preferência do eleitorado contra 20% de Reinaldo.
Conjuntura
O cenário político sul-mato-grossense traz apenas Delcídio como candidato confirmado pelo PT. As demais siglas aguardam as convenções em 2014 para se decidirem sobre suas candidaturas.
No caso do PMDB, a cúpula liberou Nelsinho Trad para consolidar seu nome e tentar conquistar o posto de candidato oficial do partido. Entretanto, o líder político do PMDB, governador André Puccinelli tem dito que cabe a Nelsinho viabilizar sua candidatura. A vice-governadora é apontada como virtual candidata ao senado, mas Puccinelli já sinaliza que ao contrário do que anunciava pode deixar o governo para tentar o senado.
Já o PSDB apresenta discurso de indefinição. Expressão maior do partido no estado, Reinaldo é apontado como candidato ao governo se PT e PMDB forem aliados, repetindo em MS a dobradinha nacional encabeçada pela presidente Dilma Roussef (PT) e seu vice Michel Temer (PMDB). O tucano diz que a prioridade é ser candidato ao senado na chapa de Delcídio, mas seu nome é rejeitado por boa parte do PT.
Metodologia
A pesquisa foi realizada por amostragem representativa da população eleitoral de Mato Grosso do Sul. A pesquisa foi realizada em 39 cidades das 8 regiões geográficas do Estado: Região Central, Região Norte, Grande Dourados, Conesul, Vale do Ivinhema, Bolsão, Sudoeste e Região do Pantanal.
As regiões do estado são: região central (Campo Grande), região norte (Coxim, Rio Verde, Camapuã, Sonora, São Gabriel do Oeste e Pedro Gomes), Grande Dourados (Dourados, Ponta Porã, Amambai, Maracajú, Fátima do Sul e Douradina), Conesul (Naviraí, Mundo Novo, Sete Quedas, Eldorado, Iguatemi e Itaquiraí), Vale do Ivinhema (Nova Andradina, Ivinhema, Batayporã, Anaurilândia, Taquarussu, Angélica), Bolsão (Três Lagoas, Paranaíba, Aparecida, Cassilândia, Brasilândia e Selvíria), Sudoeste (Jardim, Bela Vista, Porto Murtinho, Bonito e Nioaque) e Pantanal (Corumbá, Ladário, Albuquerque e assentamento).
O levantamento foi realizado entre os dias 16 e 27 de setembro Foram efetuadas 2.312 entrevistas, com margem de erro de 4 pontos percentuais e grau de confiança de 95%.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.