Deixo de ser papa ‘pelo bem da Igreja’, diz Bento 16 em primeira aparição pública

O papa Bento 16 disse nesta quarta-feira (13), em sua primeira aparição pública após o anúncio de sua renúncia ao pontificado, que decidiu deixar de ser papa “pelo bem da Igreja”. “Queridos irmão e irmãs, como sabem, decidi renunciar ao ministério que o Senhor me confiou em 19 de abril de 2005. Faço isso em […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O papa Bento 16 disse nesta quarta-feira (13), em sua primeira aparição pública após o anúncio de sua renúncia ao pontificado, que decidiu deixar de ser papa “pelo bem da Igreja”.

“Queridos irmão e irmãs, como sabem, decidi renunciar ao ministério que o Senhor me confiou em 19 de abril de 2005. Faço isso em plena liberdade pelo bem da igreja, depois de ter rezado muito e após examinar minha consciência diante de Deus”, declarou Bento 16 diante de um salão lotado com cerca de 10 mil pessoas no Vaticano, onde foi ovacionado.

Na segunda-feira (11), Bento 16 anunciou que renunciará ao posto de papa no dia 28 de fevereiro deste ano. Ainda não há data para o início do conclave, reunião comanda pelos cardeais na qual se elege um novo líder da Igreja Católica.

O Vaticano espera anunciar o novo papa até a Pascoa. “Me dá apoio e me ilumina a certeza de que a igreja é de Cristo, ao qual não lhe faltará seu guia e seu cuidado. Obrigado a todos pelo amor e pelas orações com que vocês me acompanham.Continuem rezando pelo papa e pela igreja”, concluiu Bento 16.

Os milhares de fiéis presentes responderam com uma grande ovação, ainda maior do que a feita quando Bento 16 entrou na sala Paulo 6º para a tradicional audiência das quartas-feiras. O pontífice entrou na sala por volta das 10h44 no horário local (7h44 horário de Brasília), enquanto os fiéis aplaudiam de pé agitando bandeiras de diversos países, incluindo o Brasil. Bento 16 entrou sozinho na sala. Momento depois, ele foi seguido por seu secretário pessoal e prefeito da Casa Pontifícia, o arcebispo Georg Ganswein.

Sorridente, Bento 16 acenou aos presentes enquanto soava uma música religiosa. Logo depois, leu um breve texto e começou a audiência, cuja catequese (explicação oral) foi dedicada à Quaresma, que começa hoje, Quarta-Feira de Cinzas.

Bento 16 leu sua mensagem sobre a quaresma em diversos idiomas, incluindo o português, momento no qual saudou Curitiba e Porto Alegre. O papa disse que a Quaresma é um tempo para a conversa e convidou os fiéis a renovar seu compromisso com o diálogo, “dando espaço a Deus, aprendendo a olhar com seus olhos a realidade de cada dia”.

Ainda nesta quarta-feira, o papa vai celebrar a missa da Quarta-Feira de Cinzas na Basílica de São Pedro, em vez de numa igreja menor de Roma onde estava prevista, para que mais pessoas possam comparecer. (Com informações da Efe)

Conteúdos relacionados