O vestido decotado que a apresentadora Fernanda Lima usou no sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2014, na última sexta-feira, na Bahia, foi o motivo que fez a TV estatal do Irã não exibir o momento em que as chaves eram preenchidas pelas seleções, informou neste domingo o site da revista francesa Le Point.

Por questões religiosas, o Irã é um dos países do Oriente Médio que impõem restrições às mulheres, como proibir roupas que deixem certas partes do corpo à mostra. Elas também não podem ir a estádios em jogos de futebol.

Por conta disso, quando mostra eventos internacionais, a TV estatal local costuma exibir as imagens com atraso para ter tempo de censurar cenas proibidas. O mesmo aconteceu com o sorteio da Copa. Como Fernanda Lima auxiliou na exibição das bolinhas sorteadas para a formação dos grupos, o canal optou por cortar a transmissão.

Quando o Irã teve seu grupo na Copa definido, o F com Argentina, Bósnia-Herzegovina e Nigéria, o apresentou informou os telespectadores, porém sem qualquer imagem da cerimônia realizada no Brasil.