De crianças a adultos, ninguém resiste ao canto das cigarras
Gri, gri, gri, gri, gri, gri, gri…Quem nunca parou debaixo de uma árvore e ficou ouvindo o canto das cigarras até dormir? O estridulado delas é música para quem gosta da natureza. De crianças a adultos não tem quem não goste de relaxar ao canto delas no fundo. Muito comum até os anos 80 em […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Gri, gri, gri, gri, gri, gri, gri…Quem nunca parou debaixo de uma árvore e ficou ouvindo o canto das cigarras até dormir? O estridulado delas é música para quem gosta da natureza. De crianças a adultos não tem quem não goste de relaxar ao canto delas no fundo.
Muito comum até os anos 80 em todos os cantos de Campo Grande, o canto da cigarra já não pode ser ouvido com tanta facilidade. Uma criança dos anos dois mil dificilmente já viu o exoesqueleto da cigarra.
Os antigos acreditavam que de tanto cantar, as cigarras “explodiam”. Mas, na verdade, a “casquinha” vista em árvóres ou próximas a elas com o formato dos insetos são o resultado da ecdise, ou seja, a última troca de esqueleto da cigarra na fase adulta.
A paulista Taciane Aline Tudisco dos Santos, 31 anos, conta que apesar de estar vivendo há muito tempo em cidades grandes e não ter mais o costume de ouvir o canto da natureza não se esquece da primeira vez que viu uma. “Eu tinha apenas 9 anos quando vi uma casquinha de cigarra pela primeira vez, nunca vou me esquecer disto”, diz nostálgica.
Para ela, o canto das cigarras tem gostinho de infância. E não tem como não relaxar com o estridulado delas no fundo.
O também paulista Diego Arena, 30 anos, conta que não costuma ver cigarras em São Paulo. Mas, fã de Campo Grande sempre aproveita a cidade quando está por aqui. Ele revela que estava passando pelo Horto Florestal e decidiu parar para ouvir o canto das cigarras que para ele é uma viagem ao tempo de criança.
Os irmãos Thiago Chelega Costa de Carvalho, 6 anos, e Matheus Chalega Costa de Carvalho, 9 anos também não resistem. Os dois contam que gostam de ouvir o canto para relaxar.
O pai dos meninos, Estevão Costa de Carvalho, 33 anos, revela gostar muito da natureza e por isso sempre leva os filhos para ter contato mais direto. E eles claro, adoram.
Já os irmãos Gusthavo Cáceres, 11 anos, Adrian Cáceres, 7 anos, e Leeziê Cáceres, 6 anos, acham que o canto parece com a casa da vovó. “Lá na bisa tem um monte”, diz o mais velho revelando que o canto tranquiliza, por isso sempre aproveita para ouvir e descansar.
Já o estudante de educação física Márcio Bruno dos Santos, 22 anos, diz que a tranquilidade que o canto passa é boa para estudar. Ele revela que sempre que pode aproveita o tempinho de folga e estuda ao canto das cigarras, o que, segundo ele, ajuda a manter a mente tranquila e ter uma melhor aprendizagem.
Cigarras
Para quem não sabe, o professor de biologia do Instituto Federal e Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul (IFMS), Vitor Sanches, explica que o canto das cigarras é um ‘chamamento’ para o acasalamento.
Ele explica que o ciclo de vida delas gira em torno de dois anos. Primeiro elas se desenvolvem no subterrâneo sugando a seiva das raízes das árvores. Quando cigarra adulta, bota o ovo, a larva vai para debaixo da terra, ai ela fica cerca de dois anos nesse estágio de vida subterrâneo e eclode. Quando sobe da terra procura uma árvore para fazer a muda, que é a troca do exoesqueleto.
Ele explica que a cigarra procura a árvore mais alta possível, pois neste estágio fica imóvel e pode ser atacada por predadores. Ao trocar o exoesqueleto, entra na fase alada. Que é quando procura um parceiro para reprodução. “Esse canto que a gente escuta é a busca dos parceiros”, diz. Até que ela se reproduz e morre.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Dólar fecha abaixo de R$ 6,00 com notícia de novo procedimento de Lula
Desde a sessão de ontem, após a internação de Lula no hospital Sírio-Libanês
Pronto para explorar a Europa? Comece por essas 6 cidades incríveis
Viajar pela Europa é um sonho para muitos e uma experiência que encanta a todos. Com sua riqueza cultural, diversidade de paisagens e história fascinante, o continente oferece destinos para todos os gostos. Seja você um amante da arquitetura, da gastronomia, das artes ou da natureza, há sempre algo novo para descobrir. Mas, por onde…
Foragido por matar mulher há 22 anos no Nova Lima é preso em Campo Grande
Maria Cristina Flores Recalde foi assassinada com tiro na nuca em julho de 2002
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.