Na contra mão do atual cenário econômico e social, onde grande parte dos moradores da zona rural buscam oportunidade de trabalho na área urbana, o município de se destaca pela inclusão profissional dos moradores urbanos que buscam oportunidade na área rural.

A constatação vem por meio do curso de Tratorista Agrícola, desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS), cuja demanda partiu do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) através do Programa Nacional de Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Iniciado em maio deste ano, o curso de cumpre seu papel de formar mão de obra qualificada para atuação em vários municípios de Mato Grosso do Sul.

Em Naviraí, a capacitação ocorre por meio de parceria com o Centro de Referência e Assistência Social, onde 30 alunos, divididos em duas turmas participam do curso. As aulas gratuitas têm carga-horária de 200 horas e seguem até o mês de agosto, visando formar profissionais aptos a trabalhar com tratores, atendendo as normas da segurança no trabalho e as demandas do mercado de trabalho, cada vez mais exigente.

De acordo com o instrutor David Bambil Dias, o principal objetivo é a inserção no mercado de trabalho local, impulsionado pela instalação de duas usinas alcooleiras no município. “Diferente de outras turmas, onde os alunos já atuavam com tratores, em Naviraí a maioria dos alunos é iniciante. Estimulados pela chegada de duas usinas na cidade, eles migraram da área urbana em busca de uma oportunidade no campo. São pessoas que têm interesse de atuar nestas usinas, que tem oferecido oportunidades para quem tem capacitação”, avalia.

Dias ressalta ainda que em geral, formações como essa têm alto custo para os interessados. Como a capacitação é totalmente gratuita, o interesse é cada vez maior. “Muitos alunos já haviam buscado por uma capacitação semelhante, mas diante do custo médio de R$ 1.700, desistiam. Com a oportunidade oferecida pelo Senar, eles têm acesso às aulas, transporte e alimentação sem qualquer custo e ao final, estão preparados para concorrer a uma oportunidade de emprego”, revela. A média de idade dos alunos fica entre 20 e 30 anos.

As aulas teóricas do curso de Tratorista Agrícola são realizadas no Sindicato Rural de Naviraí e as práticas no Parque de Exposições e na Usina Dcoil. Esta é a segunda turma do curso no Estado. O primeiro município a contar com a capacitação foi Eldorado e em breve, Três Lagoas terá a capacitação. A parceria entre o Senar e Pronatec realizará 110 cursos de formação profissional em Mato Grosso do Sul em 2013.