Pular para o conteúdo
Geral

Cultivo da soja na região sul de MS é considerado risco para produtor rural

A antecipação da semeadura de soja para setembro é uma das reivindicações do setor produtivo, mas o cultivo na região sul de Mato Grosso do Sul é considerado um risco. O assunto foi pauta de uma Reunião Técnica realizada entre membros de instituições de pesquisa, de ensino e entidades representativas do agronegócio que aconteceu na […]
Arquivo -

A antecipação da semeadura de soja para setembro é uma das reivindicações do setor produtivo, mas o cultivo na região sul de Mato Grosso do Sul é considerado um risco.

O assunto foi pauta de uma Reunião Técnica realizada entre membros de instituições de pesquisa, de ensino e entidades representativas do agronegócio que aconteceu na Embrapa Agropecuária Oeste, em (MS). O engenheiro agrônomo e pesquisador da Fundação MS, André Lorenção, que participou da reunião, reforça a importância de seguir as recomendações do que foi apresentado na ocasião. “Seguir orientações técnicas é fundamental para que o agricultor mantenha índices de produtividade satisfatórios em sua propriedade”, afirma. “O produtor é um grande pesquisador, mas, por outro lado, aplicar técnicas comprovadamente eficazes gera mais segurança e facilita a atividade no campo”, acrescenta.

Em julho, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou o período do zoneamento agrícola de riscos climáticos para a cultura da soja, que permanece a partir de 1º de outubro para safra 2013/2014. Na época, a pasta divulgou o as restrições que produtores rurais sofreriam, entre elas, o acesso a determinadas linhas de créditos oferecidas pelo governo, como o seguro da lavoura e o Programa Agricultura de Baixo Carbono (Programa ABC).

Além das restrições impostas pelo Mapa, a Embrapa realizou estudos para avaliar a efetividade do plantio durante o período de zoneamento. Cultivares de soja de ciclo semiprecoce, as mais utilizadas na região sul do Estado. Os resultados demonstram que o cultivo é considerado de risco, inclusive em semeaduras realizadas em períodos recomendados pelo zoneamento agrícola, devido à ocorrência frequente de veranicos e estiagens.

Os tipos de solos argilosos predominantes da região, com características de arenosos, armazenam pouca água, e agravam ainda mais a situação. Com isso, a pesquisa indica que o produtor sempre adote práticas que reduzam os riscos de deficiência hídrica, como a semeadura no período recomendado pelo zoneamento agrícola e o uso do Sistema Plantio Direto na palha.

“No começo, pode parecer que haverá uma redução do índice, mas a irrigação é importante para que a falta de água não se torne um problema”, Lorenção. “Em setembro, quando há menos chuvas, a semeadura de soja deve ser feita apenas se o solo estiver com condições satisfatórias de umidade, conforme a recomendação do zoneamento agrícola”, conclui o pesquisador.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
água vander

Vander diz que Direita vai ser prejudica pela taxação de 50% de Trump: ‘Tiro no pé’

Bombeiros preparam resgate de criança que caiu em cânion no RS

‘Pivô’ da morte de fazendeiro se apresenta à polícia, presta depoimento e é liberado

Operação conjunta apreende mais de R$ 26 milhões em mercadorias e veículos ilegais

Notícias mais lidas agora

Fazendeiro ‘toma dores’ do filho e mata vizinho de cerca em Dourados

mascarado-a-viagem-mato-grosso-do-sul-atuou-incorporado.jpg

Mascarado de ‘A Viagem’ leva vida discreta em Mato Grosso do Sul e diz que atuou incorporado: ‘Não lembro’

Após articulação às pressas, Câmara mantém presidência com Papy até 2028

coronel david indígena morte assembleia alems mesa

‘Lula optou pelo confronto’, diz Coronel David sobre tarifa de 50% de Trump

Últimas Notícias

Cotidiano

Gilson Breder, presidente da 1ª Igreja Batista de Campo Grande morre aos 72 anos

Ele estava internado desde o dia 9 de julho e faleceu nesta noite de quinta-feira

Cotidiano

Primeiro candidato negro ao governo de MS está preso e pede ajuda para pagar defesa

O professor, homenageado em 2014 com a Medalha Zumbi dos Palmares, agora enfrenta dificuldades

Cotidiano

Alexa ‘dá pau’, para de controlar Spotify e outros dispositivos

Usuários postaram suas reclamações nas redes sociais e no site da Amazon

Polícia

Delegado é morto a tiros de espingarda ao tentar cumprir mandado de prisão

Equipe foi recebida a tiros pelos criminosos e mais dois agentes foram baleados durante a ação