Cuca quer título da Libertadores para espantar fantasmas
O técnico Cuca sonha em ganhar nesta quarta-feira o título da Taça Libertadores com o Atlético Mineiro para espantar seus fantasmas pessoais e a fama de azarado ou ‘pé frio’. Embora não tenha conquistado muitos troféus, Cuca se consolidou como um dos principais treinadores do país, sabendo montar equipes atrativas e que jogam bom futebol. […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O técnico Cuca sonha em ganhar nesta quarta-feira o título da Taça Libertadores com o Atlético Mineiro para espantar seus fantasmas pessoais e a fama de azarado ou ‘pé frio’.
Embora não tenha conquistado muitos troféus, Cuca se consolidou como um dos principais treinadores do país, sabendo montar equipes atrativas e que jogam bom futebol.
Cuca, de 50 anos, é profundamente religioso e, ao mesmo tempo, taxado de supersticioso. Nas semifinais e na partida de ida da final da Libertadores, usou uma camisa preta com a imagem da Virgem Maria, apelando a uma ajuda transcendental que, na semana passada, pelo menos em Assunção não foi suficiente para evitar a derrota por 2 a 0.
Cuca também não tira uma camisa com a inscrição “Yes, we C.A.M.”, uma ode à esperança que faz um trocadilho com o acrônimo da equipe (Clube Atlético Mineiro) e o famoso slogan de campanha de Barack Obama “Yes, we can” (sim, podemos).
O treinador guardou ainda, como um talismã, a bola do duelo com o Tijuana, depois do pênalti que Victor salvou no final do jogo válido pelas quartas de final, que salvou a equipe da eliminação.
Talvez sua ação mais inusitada para motivar seus jogadores tenha sido pendurar um coração de boi pingando sangue no vestiário do Botafogo, que então dirigia, antes de uma final com o Flamengo. Porém, a vitória não veio.
Os amuletos, aliás, de pouco lhe serviram ao longo de seus 15 anos de carreira como técnico, na qual venceu só quatro campeonatos estaduais e acumulou tropeços na reta final de torneios importantes.
Aquele que talvez tenha sido seu maior feito não lhe valeu nenhum troféu: o de ter salvado o Fluminense do rebaixamento no Campeonato Brasileiro em 2009, após ter assumido o time na lanterna.
Formado em educação física, Cuca é conhecido também por ter bom relacionamento com os elencos que dirigiu e criar um bom ambiente no vestiário, mas muitos críticos alegam que ele não sabe administrar crises por ser muito emotivo e perder o controle nas derrotas.
Notícias mais lidas agora
- Com três alertas de chuva intensa, cidades de MS podem registrar ventos de até 100km/h
- Durante perseguição e tentativa de abordagem, motociclista atropela guarda no Jardim das Macaúbas
- Pablo Marçal conversa com empresariado de Campo Grande e confessa sonho para o Brasil
- VÍDEO: Acidente termina com carro pendurado em córrego da Avenida Ernesto Geisel
Últimas Notícias
Ferido, homem anda até casa de mãe para pedir socorro após ser esfaqueado por mulher em bar
Vítima não soube dizer motivos para o crime
Duas atletas de futsal morrem em acidente entre carreta e ônibus na BR-163
Atletas estavam voltando de evento esportivo
Fortaleza faz 3 a 0 no Inter e termina como melhor mandante do Brasileirão
Equipe cearense terminou o campeonato sem perder nenhuma partida jogando em casa
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.