Criação de centro de qualificação para jovens na fronteira dá mais um passo
A criação de parque tecnológico em Ponta Porã para formação e colocação de jovens no mercado de trabalho da região dá mais um passo nesta quarta-feira (24). Comitiva de representantes das entidades empresariais, de órgãos públicos e de políticos visita durante o dia as instalações do Parque Tecnológico Itaipu, em Foz do Iguaçu. O grupo […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A criação de parque tecnológico em Ponta Porã para formação e colocação de jovens no mercado de trabalho da região dá mais um passo nesta quarta-feira (24). Comitiva de representantes das entidades empresariais, de órgãos públicos e de políticos visita durante o dia as instalações do Parque Tecnológico Itaipu, em Foz do Iguaçu.
O grupo é liderado pelo senador Waldemir Moka (PMDB), presidente da Comissão de Assuntos Sociais do Senado e idealizador do projeto. É a segunda visita que a comitiva faz a Itaipu para conhecer o funcionamento do parque, que servirá de modelo para o projeto a ser desenvolvido em Ponta Porã. A primeira foi em julho de 2011.
“Essas visitas têm objetivo de mostrar a todos os setores envolvidos, público e privado, a importância de se ter parque tecnológico que permita a formação de jovens, retirando-os das ruas e levando-os para dentro de um projeto com esse alcance”, analisa Moka.
O senador diz que a ideia é fazer com que Ponta Porã tenha condições de pôr em prática projeto semelhante ao de Itaipu, respeitando-se as características e a capacidade de investimento dos setores público e privado do Estado.
A proposta, segundo Moka, surgiu de conversa que teve com o então prefeito de Ponta Porã, Flávio Kayatt (PSDB), sobre a falta de oportunidades para a população jovem na fronteira. “Ponta Porã tem as mesmas peculiaridades de Foz do Iguaçu por estar localizado na fronteira, onde a carência de cursos técnicos é muito grande”, disse.
O apoio ao projeto foi mantido pelo atual prefeito, Ludimar Novais (PPS). “O envolvimento da prefeitura é fundamental. A falta de postos de trabalho tem levado muitos jovens para a criminalidade. Ao invés de estarem aprendendo um ofício, alguns acabam indo servir ao crime organizado, como o tráfico de drogas e de armas”, alerta Moka.
No início deste ano, a Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) também passou a fazer parte do projeto e garantiu investimentos de R$ 1,2 milhão para criação do Centro de Qualificação Social e Profissional da Fronteira.
Além de Moka, fazem parte da comitiva o deputado federal Vander Loubet (PT), a secretária de Produção, Tereza Cristina Corrêa da Costa; o prefeito de Ponta Porã, Ludimar Novais; o superintendente da Sudeco, Marcelo Dourado; o diretor do Sebrae, Cláudio Mendonça; Jaime Verruck, do Senar; o reitor da UEMS, Fábio dos Santos; o presidente da Aprosoja, Almir Dalpasquale; Ricardo da Silva Junior, da Fiems; Agnaldo Moraes Silva, assessor da Sudeco, entre outros.
Itaipu
Criado em 2003 e localizado ao lado da Usina Hidrelétrica de Itaipu, o Parque Tecnológico conta com espaços que possibilitam a promoção do conhecimento de forma integrada para a formação de adolescentes e jovens.
Com ações voltadas ao desenvolvimento do conhecimento, o instituto destaca-se por ser um ambiente de constantes avanços científicos e tecnológicos nas áreas de energia, água e turismo.
Um dos objetivos do Parque Tecnológico Itaipu é proporcionar a formação de um ambiente favorável para a inovação, pesquisa e o desenvolvimento científico-tecnológico.
Notícias mais lidas agora
- Candidatos reclamam de prejuízos após concurso considerado irregular ser suspenso em MS
- ‘Parte de mim também morreu’: A 5 dias de júri por morte de Sophia, pai fala sobre a dor da ausência da menina
- Justiça marca audiência em ação que aponta fraude em contratação 3 vezes mais cara feita por Reinaldo
- Operação mira grupo liderado por ‘Sapo’, um dia após transferência para Presídio Federal de MS
Últimas Notícias
“O que vocês vão fazer?”: Homem é detido após desobedecer ordens sobre não fumar em local fechado
Por desobediência, ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia Comunitária (DEPAC) CEPOL, após ter recebido voz de prisão
Selton Mello comenta cena final de ‘Ainda Estou Aqui’: ‘Uma das mais difíceis que fiz’
o ator interpreta o deputado Rubens Paiva
Presa no Paraná, acusada de esquartejar jogador pede transferência para presídio de MS
O crime aconteceu no dia 24 junho de 2023, quando Hugo foi morto a tiros, facadas, e ainda teve o corpo esquartejado e jogado dentro do rio
Mulher procura a delegacia após alegar fraude em compras de seu cartão de crédito
De acordo com o registro do boletim de ocorrência, os fatos teriam ocorrido entre as 18h45 do último sábado, dia 30 de novembro, até 2h17 da madrugada deste domingo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.