Crea-MS alerta sobre cuidados nas instalações elétricas
Falhas nas instalações elétricas das edificações – as chamadas gambiarras – representam um grande risco à população. Grande parte dos incêndios ocorridos em residências ou lojas comerciais é decorrente dessas falhas. Exemplos como os vistos nos últimos dias, reacendem a discussão sobre a necessidade de manutenção constante e de cuidados básicos para se evitar acidentes. […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Falhas nas instalações elétricas das edificações – as chamadas gambiarras – representam um grande risco à população. Grande parte dos incêndios ocorridos em residências ou lojas comerciais é decorrente dessas falhas. Exemplos como os vistos nos últimos dias, reacendem a discussão sobre a necessidade de manutenção constante e de cuidados básicos para se evitar acidentes.
O engenheiro eletricista e conselheiro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul (Crea-MS), Jenner Ferreira, afirma que um projeto de instalação elétrica deve seguir a norma brasileira e ser idealizado apoiado principalmente na segurança operacional e de prevenção à vida humana. “O correto dimensionamento de fios e cabos, além de uma proteção adequada, certamente faz a diferença em uma situação de risco”, destaca. Entretanto, não apenas um projeto tecnicamente seguro é suficiente, a execução deve seguir os procedimentos determinados em projeto e ser conduzido por um profissional legalmente habilitado.
São muitos os cuidados a serem seguidos na execução de um projeto de instalação elétrica onde uma simples conexão errada pode ser foco de um incêndio por originar um ponto quente. O hábito de consumo também pode se tornar um fator agravante e colocar em risco a instalação elétrica. O uso indiscriminado de equipamentos em um único ponto de energia é um exemplo crítico, principalmente se não houver uma proteção adequada. “As tomadas de uma instalação são dimensionadas para serem utilizadas sob determinada condição e ao sobrecarregá-la, sem uma proteção apropriada, o risco de incêndio torna-se maior”, alerta o engenheiro.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.