Em linha com sua estratégia de buscar parcerias em todos os setores da sociedade, o prefeito Paulo Duarte esteve reunido na manhã desta quinta-feira, 24, com representantes da Votorantim Cimentos Brasil Ltda., em Corumbá. Na pauta assuntos envolvendo desde infraestrutura urbana, sustentabilidade ambiental e comércio local até patrimônio histórico e ação social.

Um dos temas tratados foi a pavimentação da avenida Senador Paulino Lopes da Costa que será executada em parceria com a Votorantim. Esta obra vai permitir a interligação da Avenida Gaturama, na entrada de Corumbá, até a Avenida Rio Branco, que dá acesso ao município de Ladário.

A parceria para a execução do projeto foi assinada no do ano passado com a Votorantim e prevê o fornecimento de 7 mil toneladas de pedra brita e 1,2 mil sacos de cimento para a pavimentação da avenida, que será o principal acesso à fábrica da empresa e aos dois portos existentes às margens do rio Paraguai. A estimativa é que essa obra, orçada em R$ 1 milhão, tenha cerca de 20% de seu custo total reduzido graças à parceria com a Votorantim.

Além da pavimentação da avenida, haverá um reordenamento de tráfego na região, uma vez que os caminhões da companhia que transitam por ali seriam transferidos para a área do projeto. Assim, a avenida Nossa Senhora da Candelária serviria única e exclusivamente para o tráfego de carros leves e .

“Já solicitei ao secretário Luiz Mário (Seinfra) um cronograma para pavimentação dessa avenida, que é fundamental”, disse o prefeito. “E conversamos com a Votorantim também para que ela atue juntamente com a prefeitura na manutenção constante dessas avenidas”.

Doação de terreno

Durante a reunião com o prefeito, o gerente da Votorantim Cimentos, Orlando Araújo Silva, reafirmou o interesse da empresa em doar um terreno à administração municipal. O espaço está localizado na avenida Rio Branco, possui uma vista panorâmica privilegiada do Pantanal e pode ser utilizado como um mirante.

“Queremos transformar esse espaço em um belo cartão postal de entrada da cidade, por isso não basta construir, tem que pensar na manutenção constante e consciência da população no uso do local. Vamos discutir tudo isso na prefeitura”, diz.

Comércio Local

Outro tema lançado na mesa de reunião foi o comércio local. Frequentemente o prefeito tem demonstrado preocupação em fortalecer cada vez mais a rede de serviços do município e convidado as grandes empresas da região a assumir sua responsabilidade nesse desafio.

O chefe do Executivo saiu do encontro com o compromisso da Votorantim de em breve agendar uma reunião para tratar exclusivamente de novas parcerias da companhia com o comércio local.

“É importante que aquilo que a Votorantim compra seja fornecido por empresas de Corumbá, fortalecendo nosso comércio local. Essa participação ainda é muito pequena, até porque a Votorantim, como qualquer grande empresa, tem seus critérios de prazo, documentação, preço”, explicou.

“É preciso estar preparado para fornecer produtos e serviços para uma grande companhia. Nos colocamos à disposição para intermediar essa discussão entre a Votorantim e a associação comercial da cidade”, completou.