Corumbá celebra dia de Nossa Senhora Auxiliadora com procissão e missa

Celebrado hoje, 24 de maio, o Dia de Nossa Senhora Auxiliadora é uma data importante no calendário corumbaense. Na cidade, a igreja destinada à santa, celebrará missa às 19h30. Antes, às 18h30, uma procissão luminosa deixará a igreja Dom Bosco até o Santuário de Maria Auxiliadora. “O Santuário é a casa de todos nós, por […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Celebrado hoje, 24 de maio, o Dia de Nossa Senhora Auxiliadora é uma data importante no calendário corumbaense. Na cidade, a igreja destinada à santa, celebrará missa às 19h30. Antes, às 18h30, uma procissão luminosa deixará a igreja Dom Bosco até o Santuário de Maria Auxiliadora.

“O Santuário é a casa de todos nós, por isso vamos celebrar sua data festiva com missa e procissão. Não haverá comemorações externas. Nossa comemoração é aos pés dela e ressaltando o quanto somos honrados em tê-la conosco. Nossa Senhora Auxiliadora é a padroeira do principal Santuário de Corumbá. Há 63 anos [a igreja] ela foi construída pelo padre Miguel Alagna, que com as mãos de vários corumbaenses juntos, construiu a casa de Nossa Senhora Auxiliadora. Esse Santuário representa a história do povo corumbaense e a construção de sua fé”, disse ao Diário o padre Gildásio Mendes, diretor do Colégio e Faculdade Santa Teresa.

Em Corumbá, o Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora foi construído no coração das unidades salesianas – colégio e faculdade. “O Santuário está no coração das unidades salesianas, de modo que, durante todo o mês mariano, maio, realizamos atividades de homenagens à Maria Auxiliadora e as tradicionais coroações, quando a reconhecemos como nossa rainha”, ressaltou o padre.

O Santuário fica aberto das 07h às 19 horas. No início da tarde de ontem, dia 23, Danielle Santos, entrou na igreja e agradeceu a proteção de Nossa Senhora Auxiliadora. “Fui criada na casa de Nossa Senhora Auxiliadora e vir aqui no Santuário é um hábito. Sempre que tenho tempo, passo aqui na casa dela para agradecer. Hoje, aproveitei meu horário de almoço e vim orar. Agradeci pelas graças dos últimos dias, e disse a ela o quanto a amava. Não há hora certa para vir até a casa de Nossa Senhora, não precisa de aniversário, de datas marcantes. Todos os dias a porta da casa dela está aberta”, ressaltou.

Ponto turístico

O Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora, construído em 1.950, também é uma das referências turísticas de Corumbá. O padre Gildásio contou que durante as celebrações costuma identificar uma forte presença de turistas no Santuário. “Eu tenho costume de durante, as celebrações, perguntar se há turistas e vejo que é constante a presença deles no local. Ficam encantados com a pintura, com a conservação, afinal, é um local muito belo, com ornamentações modernas e bem planejadas. O Santuário tem uma organização bem simples, é aberto diariamente para todos, é um local acolhedor”.

O Santuário foi erguido pelo padre Miguel Alagna, um jovem professor de matemática, veio da Itália para Corumbá, cumprir sua missão salesiana e aqui, com a ajuda de voluntários ergueu o Santuário que permanece com a mesma estrutura. Padre Gildásio disse que, numa parceria com a Fundação de Cultura de Corumbá, pretende realizar uma reforma estratégica de conservação e modernização da igreja.

Nossa Senhora Auxiliadora

A devoção à santa remonta à vitória da armada cristã em 1571, comandada por Dom João da Áustria que, invocando o auxílio da Virgem, afastou o perigo maometano da Europa. Em agradecimento, Pio V, incluiu na ladainha o título de Auxiliadora dos cristãos.

A festa de Nossa Senhora Auxiliadora foi promulgada por Pio VII, no ano de 1816, tão logo foi libertado do cativeiro a ele imposto por Napoleão Bonaparte. O nome é bastante popular entre os católicos, sendo bastante usual como antroponímico. Em Porto Alegre, o bairro Auxiliadora é nomeado em sua homenagem e em Campinas, o Liceu Salesiano tem seu nome.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados