Corumbá celebra dia de Nossa Senhora Auxiliadora com procissão e missa
Celebrado hoje, 24 de maio, o Dia de Nossa Senhora Auxiliadora é uma data importante no calendário corumbaense. Na cidade, a igreja destinada à santa, celebrará missa às 19h30. Antes, às 18h30, uma procissão luminosa deixará a igreja Dom Bosco até o Santuário de Maria Auxiliadora. “O Santuário é a casa de todos nós, por […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Celebrado hoje, 24 de maio, o Dia de Nossa Senhora Auxiliadora é uma data importante no calendário corumbaense. Na cidade, a igreja destinada à santa, celebrará missa às 19h30. Antes, às 18h30, uma procissão luminosa deixará a igreja Dom Bosco até o Santuário de Maria Auxiliadora.
“O Santuário é a casa de todos nós, por isso vamos celebrar sua data festiva com missa e procissão. Não haverá comemorações externas. Nossa comemoração é aos pés dela e ressaltando o quanto somos honrados em tê-la conosco. Nossa Senhora Auxiliadora é a padroeira do principal Santuário de Corumbá. Há 63 anos [a igreja] ela foi construída pelo padre Miguel Alagna, que com as mãos de vários corumbaenses juntos, construiu a casa de Nossa Senhora Auxiliadora. Esse Santuário representa a história do povo corumbaense e a construção de sua fé”, disse ao Diário o padre Gildásio Mendes, diretor do Colégio e Faculdade Santa Teresa.
Em Corumbá, o Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora foi construído no coração das unidades salesianas – colégio e faculdade. “O Santuário está no coração das unidades salesianas, de modo que, durante todo o mês mariano, maio, realizamos atividades de homenagens à Maria Auxiliadora e as tradicionais coroações, quando a reconhecemos como nossa rainha”, ressaltou o padre.
O Santuário fica aberto das 07h às 19 horas. No início da tarde de ontem, dia 23, Danielle Santos, entrou na igreja e agradeceu a proteção de Nossa Senhora Auxiliadora. “Fui criada na casa de Nossa Senhora Auxiliadora e vir aqui no Santuário é um hábito. Sempre que tenho tempo, passo aqui na casa dela para agradecer. Hoje, aproveitei meu horário de almoço e vim orar. Agradeci pelas graças dos últimos dias, e disse a ela o quanto a amava. Não há hora certa para vir até a casa de Nossa Senhora, não precisa de aniversário, de datas marcantes. Todos os dias a porta da casa dela está aberta”, ressaltou.
Ponto turístico
O Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora, construído em 1.950, também é uma das referências turísticas de Corumbá. O padre Gildásio contou que durante as celebrações costuma identificar uma forte presença de turistas no Santuário. “Eu tenho costume de durante, as celebrações, perguntar se há turistas e vejo que é constante a presença deles no local. Ficam encantados com a pintura, com a conservação, afinal, é um local muito belo, com ornamentações modernas e bem planejadas. O Santuário tem uma organização bem simples, é aberto diariamente para todos, é um local acolhedor”.
O Santuário foi erguido pelo padre Miguel Alagna, um jovem professor de matemática, veio da Itália para Corumbá, cumprir sua missão salesiana e aqui, com a ajuda de voluntários ergueu o Santuário que permanece com a mesma estrutura. Padre Gildásio disse que, numa parceria com a Fundação de Cultura de Corumbá, pretende realizar uma reforma estratégica de conservação e modernização da igreja.
Nossa Senhora Auxiliadora
A devoção à santa remonta à vitória da armada cristã em 1571, comandada por Dom João da Áustria que, invocando o auxílio da Virgem, afastou o perigo maometano da Europa. Em agradecimento, Pio V, incluiu na ladainha o título de Auxiliadora dos cristãos.
A festa de Nossa Senhora Auxiliadora foi promulgada por Pio VII, no ano de 1816, tão logo foi libertado do cativeiro a ele imposto por Napoleão Bonaparte. O nome é bastante popular entre os católicos, sendo bastante usual como antroponímico. Em Porto Alegre, o bairro Auxiliadora é nomeado em sua homenagem e em Campinas, o Liceu Salesiano tem seu nome.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Mulher é presa ao tentar entrar em presídio de Corumbá com maconha escondida na calcinha
Suspeita disse que levaria a droga para o marido e que ele repassaria o entorpecente para outro detento
Com mais de 70% da população adulta acima do peso, demanda por cirurgias bariátricas cresce em MS
Até setembro de 2024, Campo Grande registrou 112 cirurgias bariátricas realizadas pelo SUS
Filho de Viih Tube recebe alta após 20 dias e diagnóstico é revelado; confira
Após 20 dias de internação, Ravi recebeu alta médica; pela primeira vez, os médicos revelaram qual é o diagnóstico do filho de Viih Tube
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.