Corpo de Ruy Mesquita será enterrado nesta tarde
Autoridades, empresários, jornalistas e publicitários prestaram homenagem, desde o início da manhã, ao jornalista Ruy Mesquita, diretor do jornal O Estado de S. Paulo – que morreu nesta terça-feira, 21, à noite, vítima de câncer -, e levaram sua solidariedade à família em sua casa, no bairro do Pacaembu, onde o corpo foi velado. Às […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Autoridades, empresários, jornalistas e publicitários prestaram homenagem, desde o início da manhã, ao jornalista Ruy Mesquita, diretor do jornal O Estado de S. Paulo – que morreu nesta terça-feira, 21, à noite, vítima de câncer -, e levaram sua solidariedade à família em sua casa, no bairro do Pacaembu, onde o corpo foi velado. Às 14h50, pouco depois das visitas do governador Geraldo Alckmin e do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o corpo foi levado em cortejo para o Cemitério da Consolação, no centro de São Paulo, onde será o sepultamento. O cortejo foi acompanhado por familiares, amigos, empresários, jornalistas e autoridades.
Fernando Henrique lembrou a tristeza por perder um conhecido de mais de 40 anos. “Era um homem que dizia o que pensava. Fará falta como pessoa e jornalista sério”, disse. “Seus editoriais eram um norte para a política e a economia”, afirmou Alckmin. O prefeito Fernando Haddad declarou que o Brasil perde um “trabalhador da notícia, sempre aberto a ouvir as opiniões e o debate na sociedade.”
Enquanto passavam pelo velório personalidades como o vice-presidente editorial das Organizações Globo, João Roberto Marinho, e o presidente do Conselho de Administração do Bradesco Lázaro Brandão, e o presidente do Grupo Abril, Fábio Barbosa, a notícia repercutia, dentro e fora do País.
A Associação Mundial de Jornais expressou sua “grande tristeza” pela perda de “um gigante do jornalismo brasileiro”. O diário espanhol ABC lembra o jornalista como inovador ao criar o Jornal da Tarde e rememora sua histórica cobertura, ainda nos anos 60, dos primeiros meses da revolução cubana e do governo de Fidel Castro. Em Lisboa, o Jornal de Notícias destacou sua morte com comentários da presidente Dilma Rousseff e o canal TVI mencionou o Estado como “o jornal mais antigo da cidade e um dos maiores do Brasil”.
Em nota de pesar, a Associação Nacional de Jornais define Ruy Mesquita como “um entusiasta do jornalismo mas, acima de tudo, um lutador incansável pela liberdade”. A ANJ diz ainda que “seus 88 anos dedicados ao Grupo Estado e às causas que assumiu são um exemplo para os publishers brasileiros”.
Na casa do Dr. Ruy, como era conhecido o diretor do Estado, o movimento desde as 8 horas foi intenso. Entre outras figuras de destaque que passaram pela casa estavam o ex-ministro Andrea Matarazzo; o ex-governador paulista Laudo Natel; o porta-voz da Presidência da República, Thomas Traumann; o diretor de jornalismo da TV Globo, Ali Kamel; o presidente do Conar, Gilberto Leifert; o publicitário Luiz Lara e o ex-chanceler Celso Lafer, além do ex-ministro do Desenvolvimento Miguel Jorge que foi diretor de Redação do Estado.
Ao longo do dia, notas e comunicados continuaram sendo enviados. A família recebeu mais de 50 coroas de flores em homenagem a Dr. Ruy. Entre os remetentes, a presidente Dilma Rousseff, o governador do Rio, Sérgio Cabral, o ex-ministro Maílson da Nóbrega, os publicitários Nizan Guanaes e Washington Olivetto, o quadrinista Mauricio de Sousa, o apresentador de TV Luciano Huck e empresas como o grupo Telefônica, o grupo Abril e o SBT.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.